Breaking News

Professor morre vítima de gripe H1N1 em Belém


Alunos protestam cobrando medidas preventivas contra doença. Secretaria de saúde investiga 42 casos suspeitos.  Brasil - A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou nesta segunda (27) que exames realizados no professor Arão Saraiva de Araújo, morto no dia 23 de maio, confirmaram que ele estava com o vírus da gripe H1N1. Araújo lecionava nos colégios Augusto Meira, em Belém, e na escola Fernando Ferrari em Marituba, na região metropolitana da capital.

Segundo a Sespa, o último boletim epidemiológico, divulgado no dia 22, apontou 227 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Pará, com 80 resultados positivos, sendo 44 de H1N1, 2 para a H3N2, 12 para Influenza B, 4 para Influenza A e 18 para vírus sazonais.


Até o momento, foram registrados 14 óbitos por conta de gripe no estado m 2013, sendo 8 de pacientes com o vírus H1N1, um com o vírus H3N2, 3 por Influenza B, e 1 por H1N1 e vírus sincicial, além de uma morte de influenza não especificada. A morte do professor ainda não está contabilizada no boletim divulgado pela Sespa. Além do caso dele, outras 42 suspeitas estão sendo investigadas, o que pode aumentar a lista de pacientes e óbitos por conta de síndromes respiratórias no Pará.

Protestos

A morte do professor provocou preocupação entre docentes e alunos das duas escolas onde ele trabalhava. Nesta segunda-feira (27), em Marituba e em Belém, foram feitos protestos cobrando medidas de prevenção contra a gripe H1N1.

Em frente à Escola Estadual Augusto Meira, em São Brás, alunos e professores se recusaram a entrar no prédio na instituição. Eles pedem que o local seja higienizado. “Estamos todos correndo risco. Amanhã um outro professor ou um aluno pode morrer e a responsabilidade será de quem?”, questiona a professora Socorro Jucá.

Este é o quarto dia sem aulas no local. Na semana passada, após a morte do professor, a direção do colégio suspendeu as aulas por três dias. “Solicitamos a higienização na escola, por isso as aulas foram suspensas. Chegamos hoje aqui, e nada foi feito”, reclama Jucá.

Em Marituba, alunos e docentes da escola Fernando Ferrari também protestaram. Segundo a Polícia Rodoviária federal (PRF), o grupo realizou uma manifestação na BR-316, e também cobra medidas de segurança para a saúde.


A Sespa informou ainda que uma equipe irá realizar palestras na escola Augusto Meira, para falar sobre a doença. A secretaria de saúde de Belém (Sesma) informou que as medidas preventivas que devem ser adotadas pelos alunos do colégio são de higiene pessoal, e que segue a orientação do Ministério da Saúde para vacinar grupos de risco (idosos, gestantes, mulheres que tiveram filhos recentemente, crianças de 6 meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde) contra o vírus.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que acionou a Sesma e a Sespa, as aulas na Escola Estadual Augusto Meira já foram retomadas e na escola Fernando Ferrari, em Marituba, as aulas estão suspensas até a próxima segunda-feira (3).

Segundo a Seduc, a Sespa promoverá palestra educativa e preventiva contra o vírus H1N1 para os estudantes de ambas escolas.


Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço