SANTARÉM: QUASE 70% DAS PROPRIEDADES DENTRO DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Compensação Ambiental e Cadastro Ambiental Rural (CAR) estiveram em pauta na Secretaria Municipal de Meio ambiente (SEMMA), nesta terça-feira (14), durante reunião entre o titular da pasta, Podalyro Neto, o secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, José Colares, o secretário de Meio Ambiente de Belterra, Valter Matias Azevedo Marques, técnicos da SEMMA e representantes da Cargill. De acordo com Colares, a compensação ambiental visa compensar os danos ambientais, identificados no processo de licenciamento da empresa Cargill. Na ocasião, Podalyro Neto, informou que Santarém já possui 68% das propriedades dentro do CAR. A meta é atingir 80% estabelecidos pelo Programa Municípios Verdes.
Durante a reunião ficou acordado que os municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos apresentarão propostas para a aplicação dos recursos de ordenamento territorial. “A Cargill será responsável para contribuir com o ordenamento territorial desses três municípios. Vamos estabelecer ordenamento do CAR dos produtores rurais, e a empresa poderá contribuir também na gestão dos produtores locais”, destacou Colares.
Para Colares, a maneira mais adequada para que esses produtores façam a adesão ao CAR é investir em treinamento, tecnologia soft, capacitação e equipamentos. Segundo ele, o CAR é a identidade do imóvel rural e do produtor. Sem o CAR o produtor não pode fazer financiamento, não é apoiado em projetos e não faz licenciamento. O CAR é a base para o produtor exercer suas atividades, é importante para direcionar em que área ele pode produzir e a área que ele tem que preservar.
Nenhum comentário
Postar um comentário