Princípio de motim é controlado; 3 presos ficam feridos
A polícia utilizou balas de borracha para dispersar os internos. Vários colchões foram queimados.
Atualizada às 11h40
Um princípio de motim foi registrado por volta das 9h30 desta sexta-feira (17), na Penitenciária Agrícola de Silvio Hall de Moura, em Cucurunã, Santarém, oeste do Pará.
O Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO) foi acionado para controlar a confusão. No momento em que o GTO invadiu o local, detentos utilizaram barras de ferros retiradas das grades das celas e jogaram contra os policiais. Na ação, a polícia utilizou balas de borracha para dispersar os internos. Três detentos foram atingidos pelos disparos.
A equipe de reportagem da TV Tapajós que estava ao lado de fora da Casa Penal no momento da confusão, informou que seis disparos de arma de fogo foram ouvidos.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado e controlou a fumaça provocada pela queima dos colchões. Um helicóptero do Grupamento Aéreo participou da operação e fez sobrevoo sobre a Unidade Prisional para monitorar a movimentação dos internos.
De acordo com a direção da Casa Penal, o motim foi iniciado por internos provisórios do bloco “A”. Eles quebraram as trancas das grades para terem acesso a área externa do bloco carcerário e atearam fogo em colchões do pavilhão um.
Em nota, a Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que ninguém foi feito refém e a confusão foi controlada. Os detentos atingidos pelos disparos receberam atendimento médico na própria Unidade Prisional. Todos passam bem. A Susipe disse ainda que não houve fugas.
Segundos os internos, o motim aconteceu por conta do andamento dos processos de presos provisórios. A Justiça foi informada e acompanha o caso.
Fonte: No Tapajos
Nenhum comentário
Postar um comentário