Breaking News

Diretor da Penitenciária de Cucurunã é exonerado



Exoneração foi confirmada em publicação no Diário Oficial do Estado de terça-feira (7). Santarém - A Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe) confirmou a exoneração do diretor da Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, situada na comunidade Cucurunã, em Santarém, oeste do Estado. 

No lugar do coronel Walter Santos, assume o vice-diretor da casa penal, Andresson Palheta, que estava à frente da casa penal interinamente, enquanto o diretor estava de férias. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (7).

Desde o início deste ano, a Penitenciária de Cucurunã ganhou destaque na mídia devido as várias ocorrências registradas. Detentos serraram grades na tentativa de fugir. Em janeiro, foi registrado um princípio de motim. Os agentes penitenciários revistaram as celas e encontraram várias armas pontiagudas. No mesmo mês, o preso Roney Pereira, conhecido pelo apelido de ‘Nego do Jutaí’ conseguiu fugir. Ele foi recapturado no dia seguinte após a população reconhecê-lo. O detento Erlan Rego do Nascimento matou Marioney da Silva Pereira, com golpes de uma arma caseira pontiaguda, chamada de estoque, dentro do Centro de Recuperação. Uma vistoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Santarém, que investigou denúncias de irregularidades dentro da casa penal, foi marcada por um princípio de rebelião em um dos pavilhões. Os detentos colocaram fogo em colchões e tentaram quebrar grades. O Grupo Tático Operacional, que estava fazendo a vistoria de rotina, conteve a situação.

O então diretor pediu férias do cargo. Depois disso, os episódios polêmicos foram as denúncias de maus tratos de agentes prisionais em relação aos detentos, inclusive de que 20 dos presos estariam com tuberculose. Além disso, um detento morreu dentro da casa penal e a família acusou a direção de negligência. O caso está sendo apurado pela OAB, subseção Santarém.


Fonte: notapajos

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço