Breaking News

Governo do Estado lança campanha sobre cuidados com a saúde do homem


Os homens estão vivendo, em média, sete anos a menos que as mulheres. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as doenças que mais matam os indivíduos do sexo masculino estão o infarto agudo do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), este último relacionado, entre outras coisas, à falta de controle do colesterol. É para alertar sobre esses dados que o Governo do Pará lança nesta terça-feira, 8, às 18h, no Teatro Margarida Schivasappa, a campanha preventiva “Saúde do Homem”. A programação tem entrada franca.

O apresentador do programa Planeta Extremo, Clayton Conservani, estará presente no evento. Ele vai falar sobre os “Limites não tão extremos: quebrando preconceitos pela saúde do homem”. Antes, haverá a apresentação da Cartilha de Cuidados com a Saúde do Homem, que traz orientações na área da saúde destinadas ao sexo masculino.

Antes da abertura da campanha, a partir das 14h, no Centro de Eventos “Ismael Nery”, do Centur, serão oferecidas, gratuitamente, vacinas contra influenza, tétano e febre amarela, exames rápidos de hepatites B e C e sífilis, além da aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e distribuição de camisinhas. Para participar, basta apresentar a carteira de identidade com o número do CPF e, se tiver, o cartão de vacinação.

A programação conta ainda com apresentação das peças de divulgação, que inclui cartaz, vídeo e página na internet (www.pa.gov.br/saudedohomem) com notícias, dados, vídeos e materiais da campanha para baixar. No decorrer deste mês, o trabalho prossegue com ações voltadas à saúde do homem, como blitzes médicas em feiras livres da cidade e ações nas redes sociais.

Esta é a quinta campanha promovida este ano pelo Governo do Pará. As edições anteriores tiveram como temas o “Combate à violência contra a mulher”, “Incentivo à Leitura”, “Combate à LGBTFobia” e de educação no trânsito “Todos pela Vida. Faça sua Parte”, com o envolvimento de praticamente toda a estrutura do Governo do Estado, direta ou indiretamente. Nesta edição, a coordenação ficará a cargo da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Comunicação (Secom).

“Nossa intenção com as campanhas é chamar a atenção para temas que, com mudança de comportamento e atitude individual mesmo, podem produzir bons resultados. Nesse caso, pequenas mudanças podem gerar mais qualidade de vida e até reduzir custos com tratamentos de saúde que poderiam ser evitados com hábitos mais saudáveis”, explica o secretário de Comunicação, Daniel Nardin.

Coordenação

Para alertar os homens sobre a necessidade de cuidar mais da saúde, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde do Homem. No Pará, a Sespa é a responsável por esse trabalho, por meio de uma coordenação estadual, que incentiva a prevenção.

De acordo com o coordenador estadual da Saúde do Homem, Carlos Sales Júnior, entre as doenças que mais matam indivíduos do sexo masculino estão as cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Para evitá-las é preciso investir na prevenção, com exames regulares simples como medir a verificação da glicemia, para saber se existe risco de diabetes, e da pressão arterial. Ambas podem ser feitas em qualquer posto de saúde, na atenção básica”, explica. 

Sales ressalta, ainda, que além da baixa frequência nos consultórios médicos, quando vão, os homens muitas vezes não seguem o tratamento recomendado, não praticam atividade física com regularidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho, são mais suscetíveis a doenças sexualmente transmissíveis e ainda estão envolvidos na maioria das situações de violência. “Na verdade, as chamadas causas externas são as principais responsáveis por essas mortes. Acidentes de trânsito, violência e afogamento encabeçam a lista”, afirma o coordenador.

Serviço:
O lançamento da Campanha Saúde do Homem será nesta terça-feira, dia 8 de agosto, às 18 horas, no Teatro Margarida Schivasappa (Centur). Entrada franca. Informações: (91) 3202-0903.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço