Breaking News

Abandono do parque ecológico Gunnar Vingren é debatido em Audiência Pública


O deputado Dirceu Ten Caten promoveu nesta quinta-feira (24/08) uma Audiência Pública para tratar da situação do Parque Ecológico Gunnar Vingren, na Marambaia. “Nos estamos atendendo a reivindicação de moradores pela preservação dos parques ecológicos. O que nos queremos é chamar a atenção dos órgãos competentes para que possam assumir seu papel na defesa dessa área”, avalia o parlamentar.

Com uma área de 43 hectares, e com aproximadamente 75% de floresta nativa, o Parque foi cortado ao meio pela construção da avenida Centenário. Neste momento, começaram os problemas.

Segundo denúncias da Associação de Guardiões e Amigos dos Parques Ecológicos (GAPE), além do abandono, a área sofre com especulação imobiliária. Parte do parque próximo ao conjunto Bela Vista já foi loteado de forma irregular e cerca de 30 terrenos já teriam sido vendidos."O poder publico está omisso, o parque está abandonado e quando a Centenário passou, começou a especulação imobiliária intensa dessa área de APA”, denuncia Flávio. “A Semma até hoje não regularizou o conselho gestor do parque, que existe de fato, mas não de direito”, lamenta ele.

O parque ecológico Gunnar Vingren, no conjunto Médice 2, bairro Parque Verde, foi criado pela Lei Municipal 7.539, a partir da doação da área à prefeitura de Belém, no início da década de 80, pela Associação dos Moradores dos Conjuntos  Médici e Bela Vista, para ser uma Unidade de Conservação Ambiental, vinculado a SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A inauguração foi em setembro de 2010, quando ganhou o nome de Gunnar Vingren.

O deputado Dirceu Ten Caten destacou que os encaminhamentos tirados na Audiência Pública serão levados aos órgãos responsáveis. “Na condição de parlamentar, abrimos as portas da Casa do Povo para ouvir essas pessoas que clamam. Esperamos sair daqui com uma leitura maior do problema e mais do que isso, com apontamentos concretos, encaminhamentos e respostas para as pessoas que esperam soluções”, concluiu.

Fonte: AID

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço