Breaking News

MPF analisa informações prestadas pela Bertolini sobre naufrágio de rebocador

MPF deu prazo de 48 horas para empresa responder 
(Foto: Adonias Siiva/G1)

Pedido foi feito através de ofício enviado no dia 28 de agosto e a empresa tinha 48 horas para responder. Acidente entre rebocador e navio deixou nove desaparecidos.

Tendo um prazo de 48 horas para prestar informações ao Ministério Público Federal (MPF) em Santarém, no oeste d o Pará, a empresa Transportes Bertolini, dona do rebocador que afundou no rio amazonas após bater com um navio cargueiro próximo a Óbidos, respondeu o ofício que solicitava novos esclarecimentos a respeito do acidente. As respostas já estão sendo analisadas pelo órgão ministerial.

O pedido de informação foi encaminhado à empresa no dia 28 de agosto e ela teria o prazo de dois dias para responder ao MPF. O tempo começou a contar após a Transportes Bertolini ter recebido oficialmente a solicitação.

O ofício pedia novas informações, como rota operada pela embarcação, quais providências emergenciais foram tomadas pela empresa, que apoio está sendo dado tanto às vítimas quanto aos seus familiares, bem como a solicitação da documentação da embarcação e o Plano de Controle de Emergências e Plano de Ajuda Mútua do porto operado pela Bertolini em Santarém, especificando quais providências foram adotadas.

Por telefone, o gerente da empresa, Marcelo Schroder, informou que as respostas foram enviadas ao MPF por e-mail no fim da tarde de quinta-feira (30).

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e familiares dos nove desaparecidos cobraram a antecipação dos trabalhos de reflutuação do rebocador.

Em uma reunião no dia 28 de agosto, a Bertolini não apresentou o novo diagnóstico sobre as condições naturais (correnteza e profundidade) do local onde a embarcação foi localizada no fundo do rio Amazonas. A empresa que se propôs a apresentar o plano de salvatagem foi considerada inabilitada pela Marinha do Brasil.

Familiares usaram cartazes e faixas para cobrar celeridade
 no resgate dos nove desaparecidos (Foto: Hudson Bastos/Arquivo Pessoal)

Manifestação dos familiares

Familiares dos nove desaparecidos do naufrágio do barco rebocador no rio Amazonas, iniciaram um protesto em frente a Bertolini, empresa dona da embarcação, na manhã desta quinta-feira (31) em Santarém.

Com faixas e cartazes, eles cobram celeridade no plano de resgate dos tripulantes do rebocador. O grupo com cerca de 40 pessoas iniciou o protesto por volta das 6h30 e se dividiu nos dois portões principais da empresa, impedindo a entrada e saída de cargas.


Fonte: Santarém, Óbidos

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço