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Dicas para conhecer o consumidor de uma marca


A diretora de Marketing e Relacionamento da Geofusion, Valéria Duarte, explica a importância de entender características do público-alvo para obter mais rentabilidade

São Paulo, 13 de abril de 2016 – Aumentar ou até mesmo manter as vendas está cada vez mais difícil no atual cenário econômico. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista brasileiro iniciaram 2016 em baixa e registraram queda de 10,3% em relação a janeiro do ano passado. Por isso, as empresas precisam se municiar de informações sobre seus consumidores para desenvolverem planos de vendas mais assertivos e continuar lucrando.
Qual deve ser a identidade dos seus produtos? Como anunciá-los? Onde abrir unidades? Que preço adotar? Você só responderá bem a essas questões se conhecer profundamente qual é o perfil do seu público-alvo. “As características de idade, renda, localização e estilo de vida dos consumidores têm impacto direto em seu comportamento de compra. É por isso que é tão importante reunir informações sobre o perfil da população. A carência desse conhecimento aumenta a possibilidade de insucesso”, afirma Valéria Duarte, diretora de Marketing e Relacionamento da Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado
A executiva compartilha algumas dicas de dados para os quais os varejistas devem se atentar:
ENDEREÇO DOS CLIENTES
Quando você descobre o endereço dos seus clientes, consegue levantar uma série de informações sobre o perfil deles. Isso porque será possível analisar como é a região onde eles vivem e, ao levantar o perfil socioeconômico desses locais, você saberá uma série de características dos seus clientes, como a renda provável e a distância deles até as suas unidades.
IDADE E RENDA
Cruzar informações sobre a idade e a renda é muito relevante para a identificar os compradores. Com base nestes dados é possível entender se vale mais a pena investir em uma hamburgueria, voltada para o público jovem e descolado, ou em um restaurante fino, por exemplo. E também definir o preço dos produtos.
Além disso, entender qual a idade do público que frequenta a região do seu negócio é fundamental para analisar a melhor maneira de se comunicar com ele. “Vale mais a pena uma entrega de panfleto nas ruas ou desenvolver um aplicativo? Este tipo de ação pode ser definida com base em dados reais e não apenas em percepção”, destaca.
POTENCIAL DE CONSUMO
Também é importante entender quanto o público-alvo tem disponível para gastar com o tipo de produto ou serviço que a sua empresa oferece. “Saber o poder de compra da população de um determinado lugar é fundamental para medir o potencial daquela região e avaliar a performance das suas unidades. Se a sua loja está numa região de alto potencial e vende mal, é melhor ficar de olho na administração e investir em campanhas de marketing para reverter o cenário. Por outro lado, se você encontrar uma loja que vende pouco e está numa região de baixo potencial, talvez seja o caso de avaliar seu fechamento”, diz Valéria.
COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA
Certamente, há um perfil de comportamento que torna o seu público único e especial para a sua marca. Existem estilos de vida que diferenciam os consumidores e, se considerados nas análises de mercado, podem trazer bons resultados. Vamos imaginar uma marca que tem como alvo jovens da classe C. Sua estratégia de atendimento, comunicação e até mesmo de preço pode ser diferente se esses jovens se revelarem descolados ou conservadores.
TURISMO
Estudos podem mostrar se uma região tem potencial turístico ou não. Se sim, em qual época do ano é mais movimentada, quantas pessoas costumam visitar a cidade e se as viagens são de lazer ou negócios. “Estes dados apontam quando aumentar os estoques de determinado produto e o perfil do público. Não basta se basear em percepções. São as informações concretas que resultaram no sucesso das estratégias de vendas”, finaliza Valéria.

Sobre a Geofusion
Há 20 anos no mercado, a Geofusion – investida pela Intel Capital e DGF Investimentos – é a maior empresa de Inteligência Geográfica de Mercado do Brasil. Por meio da sua plataforma tecnológica web de Geomarketing, o OnMaps, a empresa apoia seus clientes em áreas como planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios.
A Geofusion faz parte do ranking das 200 Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil, organizado pela revista Exame PME em 2015.



Fonte: RMA Comunicação

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