Chuva forte transfere sessão para auditório e gera nostalgia entre deputados
A forte chuva que caiu em Belém na tarde desta segunda-feira (16.05) combinada com o fenômeno da Maré Alta gerou alagamento em diversos órgãos públicos de Belém, entre eles a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O fenômeno natural comprometeu a realização da Sessão Ordinária desta terça-feira (17/05) no Plenário Newton Miranda e o evento acabou por ser transferido para o Auditório João Batista, também no prédio d Alepa.
Mesmo com o esforço conjunto dos funcionários da Alepa para tentar limpar o local, o Corpo de Bombeiros apontou riscos, já que a rede elétrica pode ser afetada com o acúmulo de água. Por este motivo, excepcionalmente, a Sessão Ordinária foi realizada no auditório João Batista, local onde até dezembro de 1998 eram realizadas as sessões ordinárias e solenes. "Com bom senso e equilíbrio, os parlamentares pactuaram para que a sessão não fosse suspensa e acontecesse com um Expediente Especial e a votação da matéria em pauta. A gente pede desculpas a todos e agradece a colaboração para que a sessão seja realizada", disse o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda.
No horário regimental, às 9h, os deputados fizeram uma breve reunião definindo que os parlamentares inscritos no Expediente Especial tivessem até 10 minutos para se manifestar e, em seguida, iriam iniciar o trâmite para a votação da matéria em pauta.
Muitos deputados consideraram a sessão de hoje nostálgica. O deputado Raimundo Santos - que atuou por dois mandatos enquanto as sessões ainda eram realizadas naquele local - lembrou da sua trajetória política, dos ensinamentos que recebeu de outros parlamentares e de nomes importantes para a história do Parlamento do Pará. “Neste plenário passaram tantos deputados comprometidos com o povo do Pará. Aqui aprendi a conviver com os contrários, foi neste plenário que aprendi o que é democracia”, destacou Raimundo Santos.
Após o Expediente Especial, os parlamentares discutiram o Projeto de Indicação (PI) 29/2015, de autoria do deputado Milton Campos, que dispõe sobre o atendimento exclusivo e imediato para advogados e estagiários do curso de Direito em todos os órgãos públicos. A matéria em pauta deve ser votada na sessão ordinária desta quarta-feira (18/05).
Fonte: Assembléia Legislativa
Nenhum comentário
Postar um comentário