Escola Rodrigues dos Santos recebe palestra sobre Educação no Trânsito
Professor Clauriberto Levy
Professor Clauriberto Levy ministrou palestra para os alunos da Escola. No último sábado (18), a equipe técnica da Divisão de Educação de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, liderada pelo professor Clauriberto Levy, esteve na Escola Estadual Rodrigues dos Santos participando da programação denominada “Pacto pela Educação”, ministrando palestras sobre trânsito para os estudantes do ensino médio. O tema evidenciado foi “Transito é Vida”, que atraiu mais de 40 alunos do ensino médio.
Foram dadas algumas orientações cotidianas recorrentes ao trânsito, voltadas para a segurança do pedestre e melhor qualidade de vida. O professor Clauriberto Levy também ressaltou a importância da formação do caráter visando o comportamento dos adolescentes tanto na vida social como no trânsito.
SEMJEL REÚNE COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A partir das 16h, desta segunda-feira (20), a Semjel reúne com professores de educação física de escolas estaduais, para tratar de assuntos referentes à fase municipal dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A reunião será na 5ª URE.
Amanhã (21), a partir das 9h, a reunião será na Escola do Parque Municipal, com professores de Educação Física da rede municipal de ensino. A fase municipal dos JEPs acontece em Santarém no período de 31/05 a 08/06, com participação de atletas das escolas das redes municipal, estadual e particular. Oito modalidades estarão em disputa: Futsal, vôlei, basquete, hand, tênis de mesa, xadrez, atletismo e badminton.
CURRO VELHO: INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE PRODUÇÃO MUSICAL ENCERRAM NESTA TERÇA-FEIRA
Amanhã, terça-feira (21), iniciarão as oficinas de confecção de instrumentos artesanais banjo e percussão, no Centro Cultural João Fona, nos seguintes horários: 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30. A iniciativa é da Fundação Curro Velho, órgão da Secretaria Especial de Estado e Promoção Social, com apoio da Secretaria de Cultura (SEMC). O chefe de Políticas Culturais da SEMC, Eduardo Dias, informa que o cadastramento para as oficinas encerram na terça-feira, antes do início das atividades. Foram disponibilizadas 20 vagas.
As oficinas ministradas pela Fundação Curro Velho trazem a proposta de formar e qualificar jovens e adultos para a prática da produção de instrumentos característicos do Curimbó, como o Banjo e demais instrumentos de percussão. A atividade será dividida em dois momentos: o primeiro reservado à confecção de instrumentos de percussão e fundamentos rítmicos de toque próprio de cada instrumento. E em seguida, a confecção do Banjo e seus fundamentos básicos. O treinamento deveria ter iniciado nesta segunda-feira, 20, mas foi alterado por conta de imprevistos do monitor, vindo da capital paraense.
PROGRAMA BANDEIRA AZUL SERÁ DISCUTIDO EM SANTARÉM
A Secretaria de Turismo informa que está agendada uma reunião com a consultoria do Programa Bandeira Azul – Adesão de Praias – no próximo dia 23, de 09h às 12h, na sede da SEMTUR (Avenida Rui Barbosa, 456 – Centro). O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo mundo. A bandeira hasteada representa não só um símbolo do programa, como também sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pelo selo.
Participantes convidados: Prefeito Alexandre Von; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Valdir Matias Jr.; Secretário de Meio Ambiente Podalyro Neto; Secretário de Infraestrutura Edílson Pimentel e; Secretária de Turismo Irene Belo.
SANTARÉM PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DA AGRICULTURA ORGÂNICA
No período de 26 de maio a 02 de junho o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza a SEMANA NACIONAL DA AGRICULTURA ORGÂNICA. O evento busca a conscientização dos consumidores para a importância dos alimentos orgânicos e a valorização dos produtores que praticam esta atividade tão importante para a saúde humana. A semana em Santarém iniciou no último dia 06, terminando em 06 de junho com a realização de uma Mesa Redonda sobre Agricultura Orgânica.
A programação também conta com a realização do I Curso de Capacitação em Agroecologia e Políticas Públicas, com os seguintes módulos: Manejo ecológico do solo, produção de fertilizantes orgânicos, manejo integrado em pragas e hortaliças, defensivos naturais, sistemas agroflorestais, legislação e políticas públicas, produção agroecológica alternativa de galinha caipira e feirinha de produtos orgânicos. O curso é destinado aos produtores orgânicos e interessados na área orgânica. Será realizado no auditório do Complexo Mercadão 2000, campus Tapajós da UFOPA, Parque Municipal e área de produtores.
A Comissão Temática da Produção Orgânica do Baixo Amazonas (CTPOrgBAM) é composta pelas seguintes instituições: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (CPROF), IFPA, SAGRI, SEBRAE, CEPLAC, UFOPA, EMATER, INCRA, BANCO DA AMAZÕNIA, COOPRUSAN, COOMAPLAS, IGPA, APRUSAN, CEAPAC, ASNED, CONSAN, STTR e GCEM.
Informações: Delegacia Regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Fone: 3523-1163
Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (CPROF). Fone: 3522-1383
I CURSO DE CAPACITAÇÃO EM AGROECOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
MÓDULO
DESCRIÇÃO
PALESTRANTE
DATA
I
MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
Prof. Dr. Guilherme Correa/ Prof. Dra. Maria Lita Padinha/UFOPA
20 e 21/05/2013
II
PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES
Prof. Dr. Robinson Severo/ Eng. Agric. Mario Tanaka. Adenauer Belling/ EMATER
03 e 04/06/2013
III
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇAS EM HORTALIÇAS
Prof. Adenomar. Prof. Denise/UFOPA
17 e 18/06/2013
IV
DEFENSIVOS NATURAIS
Eng. Danielle Fontinelle CPROF
01 e 02/07/2013
V
SISTEMAS AGROFLORESTAIS
Fabiano/EMATER. Prof. Breno/UFOPA
15 e 16/07/2013
VI
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Eng. Thiago/UFOPA. Eng. Braun/MAPA. Marcelo Jares/EMATER. Agnaldo/EMATER
29 e 30/07/2013
VII
PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA ALTERNATIVA DE GALINHA CAIPIRA
Eng. Mario Tanaka/EMATER
12 e 13/08/2013
*As aulas teóricas acontecerão no Auditório do Complexo Mercadão 2000. A inscrição será 1kg de alimento não perecível. O primeiro módulo do curso começou hoje, segunda-feira, 20, sobre manejo ecológico do solo. O objetivo principal é aperfeiçoar técnicas de produção agroecológica e orgânica, envolvendo tanto a capacitação teórica quanto a prática.
Nenhum comentário
Postar um comentário