Rádio e TV Tapajós: mais de três décadas de investimentos
No dia 26 de maio, TV Tapajós (34 anos) e Rádio 94 FM (33 anos) comemoram 3 décadas de Comunicação com qualidade e profissionalismo.
Santarém - São 34 anos de liderança absoluta em audiência, afiliada a Rede Globo, maior rede de televisão do Brasil, a TV Tapajós durante essas três décadas nunca parou de investir em tecnologia para proporcionar ao seu público sempre a melhor imagem.
Os desafios são muitos para fazer comunicação no interior do Brasil, e quando se trata da Amazônia, tudo se torna mais dispendioso, as distâncias geográficas exigem altos investimentos para levar um sinal de qualidade aos 13 municípios da área de cobertura. São investimentos altos em tecnologia, treinamento de pessoal e contratação de profissionais especializados.
Em 2013, a TV Tapajós se prepara para entrar com o canal digital. A previsão é que até o final do ano a emissora comece operar em HD, dependendo apenas da autorização do Ministério das Comunicações e a chegada dos últimos equipamentos vindos do Canadá. Outra novidade é a chegado do G1, portal de notícias afiliado a Globo.com que vem para reforçar o jornalismo do Sistema Tapajós de Comunicação (STC).
O Portal notapajos.com é o líder no seguimento na região, com média de 15 mil visitas diárias. Somado aos três telejornais da TV Tapajós, que levam aos lares de quase um milhão de telespectadores as principais notícias de Santarém e região. A Rádio 94 FM também ganha destaque no jornalismo com informações ao vivo, com o repórter 94 de hora em hora, o jornal Meio Dia Em Ponto, de segunda-feira a sexta-feira, onde é feito um resumo de tudo que acontece em Santarém, no Brasil e no mundo.
Assuntos polêmicos e da atualidade são debatidos toda quinta-feira no Mesa Redonda, outro programa jornalístico da 94 FM, que é referência na região, no qual autoridades e a população participam apontando problemas e soluções. A 94 FM fica 24 horas no ar, alcançando os municípios do Oeste do Pará, e está disponível no satélite C1 (na frequência 4044- SYMBOL RATE:4.000, polarização Vertical), e via internet, no site www.notapajos/94fm.com, podendo ser ouvida em todo planeta. Com a audiência consolidada do povo da região, e dos internautas do mundo inteiro, o Sistema Tapajós de Comunicação se consolida ainda mais como líder na comunicação regional.
Na área social, o STC desenvolve vários projetos e campanhas direcionados ao bem estar e interação com a população. A cada ano são inseridas novas modalidades esportivas no calendário de eventos.
De bem com a vida
Para celebrar os 34 anos da TV Tapajós e 33 da 94 FM, o STC lança o projeto DE BEM COM A VIDA com a proposta de incentivar a prática do esporte e trabalhar a prevenção de doenças causados pelo sedentarismo. O público alvo são profissionais liberais e pessoas que não tem o hábito de praticar exercícios físicos.
A largada acontece no Parque da Cidade neste domingo (26), dia do aniversário. O percurso é de 4 km com chegada ao Bosque da Vera Paz, onde será realizada a premiação dos vencedores. Três categorias concorrem à premiação em dinheiro: Profissional Liberal, atleta profissional e Atleta feminino.
34 anos de história
A história da TV Tapajós está associada à de Santarém e região oeste do Pará. A saga dos pioneiros começou em 1979 quando os empresários Joaquim da Costa Pereira e Paulo Campos Correa inauguram, no dia 26 de maio, a primeira emissora afiliada à Rede Globo no interior da Amazônia. Uma trajetória de lutas e conquistas.
Com a inauguração da TV Tapajós, a economia local ganhou um reforço importante e deu um salto significativo. Mas não bastava só a instalação. Era necessário percorrer um árduo e longo caminho. Muitos obstáculos tiveram que ser vencidos para inserir a Televisão no contexto político, econômico e cultural da região.
Acompanhar os padrões de qualidade, seja em tecnologia como em desenvolvimento de recursos humanos, demandava altíssimos investimentos para proporcionar uma programação, um jornalismo e um sinal de qualidade para a população.
Durantes as mais de três décadas, a emissora passou por várias fases.
1º Fase – Implantação (1979 a 1990) marcada pela ousadia e pioneirismo dos empresários que transformaram o sonho em realidade.
2º Fase – Reconstrução e Consolidação (1990 a 1996) marcada pela saída do sócio Paulo Campos Correa, o diretor Joaquim da Costa Pereira enfrenta o desafio e leva adiante o sonho de fazer televisão com qualidade na Amazônia, reestrutura a empresa, consolida-a como líder no mercado regional de comunicação.
3º Fase - Modernização (1990 até hoje) Marcada pela mudança na direção executiva, Vânia Pereira Maia, filha do diretor presidente Joaquim da Costa Pereira, assumiu a direção executiva, com o desafio de modernizar a empresa e levar em frente o sonho de seu pai.
Em mais de três décadas de história, a TV Tapajós cresceu acompanhando os avanços tecnológicos. Sempre atenta às mudanças na comunicação, à emissora expandiu sua área de cobertura na região, levando a programação da Rede Globo para 13 municípios do interior paraense, via satélite, atingindo um público de cerca de um milhão de telespectadores.
Nessa fase a 94 FM se modernizou e acompanhou a evolução das rádios nacionais tanto na tecnologia, como na programação diversificada atendendo as exigências do ouvinte da região. E foi criado o portal notapajos.com, acompanhando a evolução da internet, proporcionando ao internauta do mundo inteiro de ter noticias da região e ouvir a rádio 94 FM.
Na sala da memória a diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação Vânia Pereira Maia relembra com certo saudosismo como tudo começou, “as dificuldades para estruturar a emissora com equipamentos de tecnologia de ponta e a contratação e treinamento dos profissionais eram enormes, tudo era muito difícil, no início toda programação da TV era gravada e exibida com dias de atraso, em média diariamente chegavam, via aérea, da Rede Globo de São Paulo, 50 a 60 fitas U-matic, com a gravação de capítulos das novelas e programas, apenas o Jornal Nacional e o Futebol eram gravados em Belém ou Manaus, e eram exibidos com um dia de atraso, tudo dependia dos voos, que na época não eram regulares, para chegar à Santarém”.
Na 94 FM a programação vinha da Rede Transamérica de São Paulo, gravada em fitas de deck de rolo, a turma mais jovem provavelmente nem sabe o que é isso, mas era assim (...), os pioneiros queriam dar o que tinha de melhor em termos de programação de rádio FM e tinham uma parceria com a Transamérica FM de São Paulo, que até hoje é uma excelente rádio. Trinta e quatro anos se passaram e Vânia Maia fala com saudosismo de todos os desafios vencidos, mas com orgulho de fazer parte desta história, “é com grande alegria que festejamos mais um aniversário desta empresa, comemorando cada etapa, cada desafio vencido ao longo destes anos”.
E complementa “que os obstáculos são muitos e desafiadores, mas com Fé em Deus e muito trabalho de todas as equipes, vamos vencendo esses desafios. Hoje temos a grata satisfação de ver que o Sistema Tapajós de Comunicação não parou, seguimos rigorosamente o padrão de qualidade da Rede Globo, estamos sempre investindo em novas tecnologias para continuar oferecendo aos telespectadores o que há de melhor em televisão, em Rádio FM e em Portal (notapajos.com)”, finaliza Vânia Maia.
Fonte: Ascom STC
Nenhum comentário
Postar um comentário