Geração de empregos em Santarém tem queda
Vários setores apresentaram queda no número de empregos
De janeiro a abril de 2012 foram gerados 506 empregos, este ano o número foi de 138. Santarém - O gerente regional do Trabalho, Carlos Edilson Matos informou na tarde de quinta-feira (23), uma queda no número de empregos gerados no período de janeiro a abril de 2013, no município de Santarém, oeste do Pará.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santarém teve saldo positivo de 138 empregos gerados nos quatro primeiros meses deste ano, 368 a menos do que o mesmo período do ano passado, quando foram gerados 506 empregos.
O gerente do trabalho explica que a redução é devido a falta de novos projetos na cidade. “Acompanhamos a queda nacional e estadual. É consequência da movimentação de trabalhadores, do investimento governo federal,. Quanto mais projetos Santarém trouxer para região, mas empregos serão gerados”, destaca Carlos Edilson Matos.
Apesar de o número ter despencado, em Santarém, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) oferece diariamente vagas de emprego.
De acordo com a coordenadora, Juliana Guimarães, a maioria das vagas não é preenchida porque falta comprovação na carteira de trabalho e principalmente qualificação profissional. “Para garantir uma vaga é necessário qualificação. Existem vários programas e empresas que ofertam cursos. A gente sabe que hoje em dia o mercado de trabalho está muito exigente”, enfatiza.
A expectativa é que a partir deste mês o número de admissões aumente na cidade. “A partir de maio e junho, as chuvas vão cessar e com certeza os setores contratarão mais trabalhadores”, completa o gerente do Trabalho.
Para garantir uma vaga é necessário fazer cadastro no Sine.
Nenhum comentário
Postar um comentário