Faltam placas de identificação de ruas em Santarém
Centro comercial apresenta placas em quase todas as esquinas, mas na periferia, nem os próprios moradores tem certeza do nome das ruas.
Santarém - Você já teve a impressão de estar na mesma rua, embora tenha saído de um lugar para o outro? Isso é muito comum em Santarém, oeste do Pará. Sabe o motivo? É que não há placas indicando o nome das ruas e muitas, por não terem estrutura adequada, são bastante parecidas.
A reportagem da TV Tapajós percorreu ruas do Centro da cidade e da periferia para mostrar a confusão causada pela falta de identificação das vias.
Bem ao lado da Praça Matriz, as placas estão por toda parte. Ao chegar ao Centro fica fácil saber qual é a rua. Mas, na periferia, encontrar uma placa indicando o nome da rua é difícil.
Raimundo Francisco é carteiro há pelo menos 10 anos e já perdeu as contas de quantas vezes teve que perguntar para a vizinhança o nome da rua onde estava. Por causa da falta de placas indicativas, ele já entregou cartas e encomendas em casas erradas. “Saiu do Centro, parece que não é mais cidade. Nesses bairros que tem o projeto do PAC, você vai lá e estão todas feitinhas as casas com numeração, mas os nomes das ruas, parece que os engenheiros esquecem”, relatou.
Se para Raimundo, que todos os dias percorre as ruas da cidade fica difícil, dá pra imaginar a dor de cabeça dos moradores? “Vou ter que decorar tudo. É uma negação”, reclama uma moradora.
No bairro Uruará, há um problema que gera confusão.De um lado fica a Rua da Indústria, e do outro, a Rua Tapeuá. O problema é que antes de chegar nessa divisão, as duas ruas começam na mesma via e recebe os dois nomes.
“Quando a gente vai fazer alguma compra que a gente leva o comprovante, aqui é a Indústria, ali é Tapeuá, e quando alguém passa é na Tapeuá”, conta um morador. “Era para colocarem uma placa para identificar, porque na hora de falar qual é a rua há dificuldade e quando passam para entregarem alguma coisa aqui não sabem qual é a Indústria e qual é a Tapeuá”, afirma outro morador do bairro.
Pelo Código de Postura do Município, as ruas de Santarém devem ter placas indicativas com nome, bairro e CEP. O secretário de Infraestrutura de Santarém explica que o projeto já foi discutido várias vezes com o prefeito e que é uma das prioridades do governo. “Dar melhor identidade para Santarém, com identificação das ruas nas esquinas e placas indicativas. Quem chega do aeroporto, indicar onde fica o aeroporto, mercado, orla”, explicou Edilson Pimentel.
Mas, enquanto o que está no documento não é colocado em prática, o carteiro Raimundo Francisco ainda vai ter muito trabalho para encontrar a rua e entregar a encomenda na casa certa. “Já fui [xingado] muito porque as faturas deles chegam atrasadas”, afirma.
Fonte: No Tapajos
Nenhum comentário
Postar um comentário