Pedestres reclamam de desrespeito a faixa em Santarém
Carros não param antes da faixa para pessoas atravessarem
Desrespeitar a faixa de pedestres gera punição de sete pontos na carteira do condutor e multa. Santarém - Os pedestres reclamam da falta de educação no trânsito por parte dos condutores em Santarém, oeste do Pará. É que eles estão desrespeitando os sinais de trânsito e não param antes da faixa de pedestres para que as pessoas possam atravessar a rua.
Os repórteres da TV Tapajós percorreram algumas vias bastante movimentadas da cidade na manhã desta terça-feira (21) e acompanharam a realidade no trânsito santareno.
A lei de trânsito obriga os condutores a pararem para que os pedestres atravessem em cima da faixa, mesmo não havendo nem guarda nem semáforo no local. Em muitos casos, os condutores respeitam essa lei, mas nem todos obedecem e avançam, mesmo que os pedestres ainda estejam atravessando, ou, em outros casos, nem os deixam atravessar.
Quem vai atravessar a rua, faz isso apreensivo. “A gente tem que atravessar correndo, mesmo que esteja o sinal aberto para a gente, mas a gente tem medo”, afirmou a pedestre Eunice Costa. No Centro da cidade, os flagrantes de desrespeito no trânsito foram constantes. Uma mulher tentou atravessar na faixa, mas nenhum motorista parou. Um senhor estava atravessando, mas precisou voltar para calçada. “Se não parassem, já era...”, afirmou. Para atravessar na faixa de pedestres com segurança é preciso ter atenção não apenas ao semáforo. “Eu tenho que prevenir a minha vida e não esperar por eles, já que eles não estão nem aí pra mim, tenho que valorizar minha vida”, afirmou o estudante Walafe Correa de Araújo.
O perito em trânsito Daniel Mota orientou os pedestres para que atravessem com segurança em cima da faixa. “A melhor forma de evitar um acidente é o pedestre aguardar próximo a linha de bordo e esperar o momento oportuno para fazer a travessia. Tanto para o motorista quanto para ele vai evitar acidentes”, alertou. Também é perigoso o pedestre pensar que os condutores vão parar bem próximo da faixa. Os pedestres devem fazer sinal, esperar eles pararem e atravessar a rua.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desrespeitar a faixa de pedestre é uma infração gravíssima, que gera sete pontos no prontuário do condutor e multa de R$ 191,54.
Motorista para depois da faixa e pedestres quase não conseguem atravessar.
Na manhã de segunda-feira (20), duas estudantes foram atropeladas por um ônibus em frente à escola quando atravessavam a rua em cima da faixa de pedestres, na Avenida Mendonça Furtado, bairro Santa Clara. O motorista alegou que não deu tempo de parar o veículo e evitar a batida. O dono da empresa de ônibus prometeu apurar a situação. As duas estudantes foram levadas ao Pronto Socorro Municipal com ferimentos leves.
Fonte: No Tapajos
Nenhum comentário
Postar um comentário