Breaking News

Casa do Maestro Isoca abrigará Memorial Cultural


Casa do Maestro Isoca
Residência do Maestro também abrigará o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós. A residência do maestro Wilson Dias da Fonseca, o maestro Isoca – localizada no cruzamento da Travessa Francisco Corrêa com a Rua Floriano Peixoto no Centro – deverá passar por vistoria, reforma e revitalização, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Antecipando esses procedimentos, um inventário dos pertences do músico, dentro do imóvel,  está sendo feito pela Secretaria Municipal de Cultura. Com a renovação estrutural, novas atividades serão desenvolvidas nas dependências do prédio.

“O apoio do governo municipal, através das Secretarias estabelece o indicativo da família do maestro, em transformar essa morada, na Casa Memorial Cultural do Maestro Wilson Fonseca e ainda disponibilizar o espaço ao funcionamento do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, [IHGTap]”, explicou o secretário de cultura, Nato Aguiar.

O filho do maestro Isoca, o também maestro Agostinho da Fonseca, destaca o sentimento dos familiares na participação deste projeto. Segundo Tinho, a ideia é que a casa de Isoca seja transformada em um grande acervo para a pesquisa sobre a história recente de Santarém. Wilson Fonseca, falecido em 2002, deixou um legado de mais de mil composições, diversificadas em peças sacras, clássicas, populares e folclóricas. A previsão é de que a revitalização da residência termine em novembro, mês em que se comemora o aniversário do maestro.

Operação Tapa Buracos nas ruas de Santarém
PROJETO TABLET NAS ESCOLAS SERÁ LANÇADO EM ALTER DO CHÃO

Será realizado na sexta-feira, 31, em Alter do Chão, o lançamento do Projeto Tablet nas Escolas. De acordo com Cleiton Santos, coordenador do Núcleo de Informática da SEMED, o projeto é em parceria com a ONG Ama Brasil, que vai disponibilizar 20 mil tablets para a rede municipal de Educação.

DIRETOR DA ADEVIBAM APRESENTA PROPOSTA DE INCLUSÃO À SEMED

O diretor da Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas – ADEVIBAM, Ivanilson Cardoso, acompanhado da secretária municipal do Trabalho e Assistente Social, Zuila Von, reuniu na manhã desta quarta-feira, 22, com a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Irene Escher. A finalidade do encontro foi o de apresentar um projeto de inclusão de pessoas portadoras de deficiência visual, nas ações da gestão municipal.

A proposta de Ivanilson é de um convênio entre SEMED/ADEVIBAM, para disponibilizar todo o espaço da Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas, hoje localizado na Avenida Curuá-Una, com a oferta à SEMED, de materiais em condições acessíveis em braile, caracteres ampliados, áudio, além da biblioteca braile que está sendo instalada e o infocentro, com a biblioteca virtual.

SEMINFRA INTENSIFICA SERVIÇOS PELA CIDADE

Equipes da SEMINFRA atuam em diferentes pontos da cidade. Duzentos agentes de limpeza da empresa Clean Service realizam serviços de capina, raspagem e pintura de meio-fio. A SEMINFRA também realiza serviços emergenciais de tapa-buraco, terraplenagem e retirada de entulhos, prevenindo a disseminação do mosquito transmissor da dengue. Ontem, terça-feira, 21, os serviços concentraram-se na Travessa 15 de Agosto e Avenida Dom Frederico Costa (tapa-buraco) e Avenida Turiano Meira com Afonso Pena (desobstrução de galeria).

Agenda da SEMINFRA para esta semana:

Serviços de limpeza: Avenida Rui Barbosa, Rua Jasmim, Avenida Muiraquitã, Avenida Verbena, Avenida Curuá-Una, Avenida Turiano Meira, Avenida Frei Vicente, Avenida Tropical, Rua Tocantins, Rua Altamira, Rodovia Fernando Guilhon, Rua João XXIII, Avenida Bartolomeu de Gusmão e orla da cidade.

Serviço emergencial de tapa-buraco: Travessa 15 de Agosto, Rua do Imperador, Travessa Antônio Justa, Avenida Sérgio Henn, Rua Tancredo Neves, Avenida Dom Frederico, Avenida Bartolomeu de Gusmão e Avenida Curuá-Una.

Terraplenagem: Jaderlândia, Elcione Barbalho, Área Verde, Maracanã I, Santarenzinho, Amparo, Conquista, São Cristóvão, Alvorada e Novo Horizonte.

Recuperação de canteiros centrais: Avenida Cuiabá, Cel. Joaquim Braga, Avenida Turiano Meira e Avenida São Sebastião.

 ABERTURA DA FASE MUNICIPAL DOS JEP’s SERÁ NO COLÉGIO DOM AMANDO

Está confirmada para às 17h da próxima sexta-feira, 31, a abertura oficial da fase municipal dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), no ginásio do Colégio Dom Amando. O evento é uma realização do governo do estado, mas a fase municipal está sendo organizada pela SEMJEL. De 31/05 a 08/06, os atletas inscritos na competição estarão disputando os jogos na AABB, Ulbra, FIT e Espaço Pérola do Parque Municipal.

Estarão em disputa oito modalidade: Futsal, handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa e badminton. Os atletas vencedores participarão da fase estadual que acontece de 19 a 23 de junho. As escolas que ainda não inscreveram seus atletas têm prazo até esta sexta-feira, 24. As inscrições podem ser feitas na Divisão de Políticas de Esportes, da SEMJEL, até às 18h.

COMDEC FAZ LEVANTAMENTO EM COMUNIDADES DO URUCURITUBA

Acompanhados de uma equipe do Corpo de Bombeiros, agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) visitaram na última sexta-feira (17), comunidades da região do Urucurituba, para fazer o levantamento da situação de casas que já estão com os assoalhos submersos em função da enchente.

Nas comunidades Arapemã, Fátima do Urucurituba, Campos do Urucurituba, Igarapé do Costa e São Ciríaco, não será possível utilizar a técnica de suspensão dos assoalhos com a utilização de “macaco”, devido a água já ter invadido as casas. Porém, a COMDEC assumiu o compromisso de retornar no início do verão para fazer esse trabalho e prevenir que as casas sejam novamente invadidas pela água do rio no próximo inverno.

A Comdec aproveitou a visita para informar aos moradores de Fátima do Urucurituba, o resultado de estudo feito pelo Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) que aponta que a área é imprópria para ocupação permanente em função do fenômeno das terras caídas. Agentes da Defesa Civil têm orientado moradores da área de várzea a construir suas casas longe da margem dos rios e de áreas onde há trincas, para evitar alagamentos no período da cheia dos rios.

SANTARÉM LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO DESMATAMENTO

Uma comissão do Programa Municípios Verdes (PMV) estará em Santarém nesta quinta-feira, 23, para o lançamento da Campanha de Combate ao Desmatamento. A campanha visa educar e sensibilizar o produtor rural, observando as desvantagens do desmatamento ilegal e os benefícios da regularidade ambiental no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O evento será lançado na Escola do Parque, a partir das 19h.

Segundo dados do PMV, atualmente, o Pará, possui mais de 30 milhões de hectares cadastrados no CAR. A meta é cadastrar todo o estado, que possui 62 milhões de áreas cadastráveis. Santarém avança no processo e hoje possui 68% das propriedades dentro do Cadastro. A meta é atingir 80% estabelecidos pelo Programa.

A campanha será intensificada em todo o estado, através da divulgação em rádios, VT’s publicitários, sites, outdoors, cartazes, e outros materiais de anúncios. A sociedade poderá ajudar na divulgação da campanha,  promovendo o fim das práticas ilegais do desmatamento e o avanço do cadastro ambiental.

O Pará foi o primeiro estado a lançar a campanha. Santarém foi representado pelo secretário de Meio Ambiente Podalyro Neto. O encontro foi realizado na segunda-feira, 20, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), durante a 9ª Reunião do Comitê Gestor do PMV (Coges). Durante o evento foi assinado o documento de adesão ao PMV.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço