Breaking News

PF intensifica fiscalizações da ‘Operação Sentinela’


A base das fiscalizações é em Óbidos, rota utilizada com frequência pelos traficantes.

Óbidos - Os rios ainda são rota de fuga para traficantes de drogas que tentam furar a fiscalização. Com o objetivo de diminuir a ação desses criminosos, mesmo com a Base Candiru desativada, pois passa por reformas, a Polícia Federal intensificou as fiscalizações no Porto do município de Óbidos, por meio da ‘Operação Sentinela’ que acontece de forma permanente em parceria com a Força Nacional e Ibama.

Na semana passada, a equipe de reportagem da TV Tapajós acompanhou uma das ações da Polícia Federal, em Óbidos. Os policiais entraram nas embarcações em busca de drogas. Qualquer bagagem era suspeita. A Operação Sentinela acontece 24 horas por dia. A base das fiscalizações é em Óbidos, local propício para a ação de traficantes e por ser rota obrigatória de barcos que fazem a linha Pará - Amazonas.

Durante a ação nenhuma droga foi encontrada. O policial federal, Uilses Tavares explica que os flagrantes estão menos frequentes. No mês passado, apenas uma embarcação foi encontrada com entorpecentes. Segundo ele, isso ocorre porque a fiscalização está mais atuante. “Nós temos uma Operação com base em Tabatinga [Amazonas] e outra no Pará, na cidade de Óbidos. Ela vem atender essa falta de fiscalização federal no estreito do Rio amazonas por onde a droga passa obrigatoriamente.”
Viajar de barco na Amazônia é uma tradição que reflete a realidade de pessoas que moram no meio de uma das maiores malhas hidroviárias do mundo. Em Santarém, assim como em outros municípios paraenses, o hábito é uma necessidade. Muitas cidades não têm aeroporto ou estradas de acesso. A quantidade de barcos que saem todo dia dos portos regionais é grande. Para quem utiliza o transporte, a sensação em ver a polícia atuando contra o tráfico é de tranquilidade.


“Só pelo fato de ter autoridade presente, isso aí demonstra que existe uma vigilância, uma preocupação com a população”, afirma um passageiro.


As Polícias Civil e Militar também apoiam os trabalhos de combate ao tráfico. Na tarde de ontem (15), durante a Operação Hospedeiro, 50 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos, na Comunidade do Pindurí, região de várzea de Santarém. O material veio de Tabatinga no Amazonas, cidade que faz fronteira com a Colômbia. As investigações estavam sendo realizadas desde o mês de janeiro, sob o comando da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, de Belém.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço