Breaking News

Lucineide Pinheiro desmente atual Secretária de Educação


Ex-secretária diz que declarações de Irene Escher estão distorcidas‏

Lucineide Pinheiro e Irene Escher
A professora Lucineide Pinheiro, ex-secretária Municipal de Educação o governo Maria do Carmo, encaminhou uma carta à nossa redação, onde fala sobre a situação, das escolas de tempo integral, considerando declarações distorcidas feitas, pela atual secretária, Irene Escher. veja a carta, na íntegra:

À sociedade santarena

Prezados,

Considerando entrevistas e reportagens veiculadas recentemente nos meios de comunicação local sobre a Escola de Tempo Integral Frei Fabiano, venho fazer alguns esclarecimentos visando contribuir com Santarém e principalmente com as dezenas de pais, crianças, adolescentes e jovens da rede pública municipal de ensino.

Quando estivemos à frente da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Santarém (SEMED), no período de 2005 a 2012, entregamos à comunidade a primeira Escola Municipal de Tempo Integral Frei Fabiano Merz, no bairro do Caranazal. Um projeto que veio acompanhando os avanços no cenário nacional feitos a partir do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retomou o debate e implementou  ações  no sentido de avançar na construção de uma política voltada para Educação Integral no Brasil.

Com isso, quero assegurar que ao contrário do que foi divulgado pela atual secretária, a Escola Frei Fabiano Merz é sim reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil com o ensino em tempo integral, como pode ser constatada no site do MEC/INEP, com seu horário de funcionamento das 7h30 -16h30.  Quando deixamos a SEMED já havia disponíveis recursos financeiros destinados à cobertura da quadra poliesportiva, construção de novos banheiros e vestuários. Em nenhum momento fomos negligentes na concepção daquele educandário ou faltamos com a verdade quanto ao registro da Escola junto ao MEC.

A Escola de Tempo Integral Frei Fabiano Merz mostrou resultados positivos no primeiro ano de funcionamento, com zero de evasão escolar e 100% de aprovação, comprovando que o espaço educacional não é feito somente com quadro, giz e uma sala de aula. Garantimos em todo o período que estivemos na Secretaria a alimentação digna para estas crianças com todas as refeições diárias, fardamento gratuito, professores para todas as atividades desenvolvidas pela Escola. Equipamos os espaços para as atividades de arte, cultura e esporte.

Como prova de compromisso, o Governo Municipal entregou em 2012 mais duas escolas em tempo integral, sendo a Escola Municipal de Tempo Integral do Campo Irmã Dorothy Stang, na comunidade Caranazal, no Eixo Forte e a Escola Municipal de Tempo Integral Enfermeira Selma Carolina, no bairro Urumary, mas que infelizmente, não funcionarão nesta modalidade por decisão do atual governo.

Vamos continuar contribuindo, sonhando e lutando para consolidar Santarém como polo de conhecimento e de desenvolvimento regional, o que só será possível com educação com qualidade social para nossas crianças e adolescentes.

Santarém, 09 de abril de 2013

Fonte: Profª. Lucineide Pinheiro

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço