Breaking News

Cigam projeta ERP específico para demandas do segmento de cemitérios e crematórios


A parceria entre a Cigam e o Grupo Cortel exigiu adaptação do sistema para atendimento a um nicho muito peculiar. Contrato firmado inclui aquisição dos 20 módulos nativos do ERP e o desenvolvimento de funcionalidades especificas para o setor.
Porto Alegre, 18 de maio de 2016 - O Grupo Cortel, líder do segmento de cemitérios e crematórios do País e entre os 5 principais players do setor na América Latina, acaba de contratar o sistema da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI). Para atender ao nicho muito específico de atuação do cliente, a Cigam inovou sua ferramenta e está desenvolvendo funcionalidades exclusivamente para as demandas da Cortel.
Com mais de 50 anos de mercado e 470 funcionários distribuídos em 8 empreendimentos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, o Grupo Cortel precisava de um software de gestão integrado com BackOffice e Front Office, porém as soluções de mercado não atendiam a suas necessidades específicas. Especialmente no que se refere a melhorias na Controladoria e Business Inteligence, explica o CIO da empresa, Jean Xavier.
“Este projeto é um dos pilares para garantir a continuidade do sucesso da nova estratégia de tecnologia adotada pelo Grupo Cortel desde 2014. Em uma ação tão importante quanta esta, tivemos um longo processo começando com um RFI, passando por uma RFP e Prova de Conceito, onde todas as áreas puderam participar, avaliar e decidir de maneira conjunta”, afirma Xavier.
Segundo o gerente de Projetos da Rede Cigam, Vagner Luis da Silva, dentro das alterações criadas estão agregadas as funcionalidades “Atendimento Imediato” (quando a família/pessoa enlutada faz contato com algum dos empreendimentos da Cortel para contratar serviços e encaminhar o sepultamento ou cremação de forma imediata) e “Venda previdenciária” (quando a família/pessoa faz contato com a Cortel para aquisição de serviços de forma antecipada, programando-se para eventos futuros).

AS NOVAS FUNCIONALIDADES CRIADAS PELA CIGAM
As novas funcionalidades ainda auxiliam no Gerenciamento Financeiro, CRM de Vendas, CRM de Cobrança e na Administração de Contratos. Além disso, realiza o gerenciamento de Alocação de Pessoas e Recursos dos empreendimentos que gera automaticamente Ordens de Serviços e faz o controle de locação de salas/capelas, recursos materiais para as salas/capelas, equipe de serviços para preparação das salas/capelas para os atendimentos imediatos e para o acolhimento das famílias.
“Os diferenciais destas funcionalidades certamente estarão concentrados nas novas interfaces, as quais devem promover mais agilidade de processo, telas amigáveis para os usuários e simplicidade na utilização, sem deixar de atender à segurança e integridade dos dados e processos internos da empresa”, destaca Silva.
Para o CIO do Grupo Cortel, baseado nos resultados de avalição durante o processo de RFP, a facilidade de uso do ERP CIGAM, com uma interface simples e amigável, tradição no mercado, uma carteira vasta de clientes e com um alto nível de retenção, no que diz respeito ao BackOffice, além do comprometimento CIGAM em construir uma solução de Front Office para o segmento, foram fatores decisivos para a tomada de decisão. "Agora temos um grande desafio pela frente, garantindo que todas as etapas em tempo de projeto sejam bem-sucedidas.", afirma Xavier.  O Projeto conta com uma equipe de 50 profissionais envolvidos, seguindo as melhores práticas de gestão de projetos e devidamente amparados pelo PMO do Grupo. ​
O projeto segue em andamento, com fases de desenvolvimento e implantação previstas até novembro de 2016.

Sobre a Cigam S.A.
Há 3 décadas no mercado de software de gestão empresarial, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil (primeira no Sul do País e a quinta no território nacional). Atualmente, a companhia conta com mais de 5.000 clientes e mantém uma taxa de 99,98% de retenção. Com isso, a empresa vem a cada ano renovando a conquista de prêmios como o Melhores Empresas para se Trabalhar da revista Você S.A., Top Ser Humano na ABRH; Qualidade e Produtividade do PGQP; Melhores Empresas para se trabalhar pelo GreatPlaceToWork; Melhor Solução em Serviços e Melhor Solução para Indústrias de Médio e Grande porte do país pela Assespro Nacional. A Rede Cigam tem 80 unidades de atendimento distribuídas pelo País e uma no México, contando com cerca de 800 profissionais e oferecendo soluções em ERP, CRM, PDV, RH, Mobile e BI, todas desenvolvidas através de uma metodologia Easy Culture, voltada a potencializar o uso dos sistemas pelos clientes, fazendo com que aproveitem ao máximo os recursos das soluções de maneira fácil e produtiva.

Fonte: Capital Informação 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço