Breaking News

SOCESP apresenta paciente virtual


   

Paciente virtual será testado pela primeira vez no Brasil
Tecnologia 2D que permite simulação de procedimentos e intervenção médica será apresentada no Congresso da Socesp, esta semana, em São Paulo
Dentre as muitas novidades que serão apresentadas no 37º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), que acontece de 26 a 28 de maio (de quinta a sábado desta semana), no Transamerica Expo Center, na capital paulista, está a simulação da prática clínica no ambiente virtual.
Com o tema central A Cardiologia Atual e Futura, o evento contará com inovações e algumas iniciativas de sucesso promovidas na edição passada.
Segundo o cardiologia da Socesp, Mucio Tavares de Oliveira Júnior, um dos responsáveis por trazer a tecnologia ao Brasil, o equipamento virtual é uma televisão de 56 polegadas, touch screem, que reproduz uma mesa clínica posicionada na vertical. Dependendo do exame, procedimento ou caso, tem como personagem um homem ou uma mulher.
“A mesa 2D reproduz algumas situações reais, como um paciente com falta de ar ou com dor. Se, na simulação, o cardiologista optar pela realização de um procedimento mais sério, como entubar o paciente, ele aparecerá com um tubo na boca, sedado e conectado ao respirador. É possível até mesmo simular casos de óbitos, embora não sejam adequados, pois o intuito é auxiliar no aprendizado e na discussão de casos clínicos. O instrumento permite a realização de exames como eletrocardiograma, avaliação e medicação de acordo com os sintomas apresentados, proporcionando uma discussão mais realista sobre a situação e não apenas hipóteses", explica o médico.
A tecnologia, que pertence a um grupo português, será utilizada pela primeira vez no Brasil. De acordo com o cardiologista, a inovação é tamanha, que alguns dos mais importantes congressos internacionais, como o da American Heart Association, reservam espaço especial para apresentação da simulação.
O cardiologista acredita que no nosso país a invenção será bem aproveitada, uma vez que os profissionais brasileiros almejam interagir muito mais com o quadro clínico do que ficar discutindo ou assistindo a aulas.
“É uma boa oportunidade para mostrar que a SOCESP está ciente das necessidades contemporâneas e que preza pela inovação e melhoria do serviço prestado à população”.
Ainda de acordo com Mucio, a mesa virtual é responsável por facilitar a interação no diagnóstico clínico, direcionando a discussão a uma situação mais realista.
"O grande diferencial é a rapidez e facilidade de ser ter os exames em mãos, direcionando a discussão para uma situação mais realista e evitando possíveis erros. Isso é grande um avanço em comparação com os manequins utilizados em simulações de aprendizados médicos. Ela é uma mesa que funciona muito bem para todos os tipos de graduação, discussão de casos e centros de treinamentos, pois é adaptável a diversos níveis de dificuldade, podendo ser programada em graus de complexidade”.
A mesa virtual será utilizada no Congresso da SOCESP de 2016 nas sessões de casos clínicos. Para participar, os médicos devem inscrever-se no site da entidade. A programação está disponível no endereço http://www.socesp2016.com.br/. O público presente também poderá acompanhar as intervenções nos telões espalhados no complexo do evento.
Serviço:
XXXVII Congresso da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo)
Data: 26 a 28 de maio (de quinta a sábado)
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - CEP 04757-020
Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica
Informaçõeshttp://www.socesp2016.com.br/
SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicaçãowww.viveiros.com.br
Atendimento: Geraldo Campos
E-mail: geraldo@viveiros.com.br
Gerente de Conta: Rodrigo Freitas
E-mail: rodrigo.freitas@viveiros.com.br
Tel: (11) 3675-5444 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço