VACINA CONTRA A DENGUE
A Universidade de São Paulo (USP) deu início à nova etapa de recrutamento de voluntários que vão receber a vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Os pesquisadores estão convidando mais 200 voluntários da capital paulista, todos adultos saudáveis, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, independentemente de terem tido dengue ou não.
Todos vão receber somente uma dose da vacina, que está sendo desenvolvida para combater, em dose única, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. Isso significa que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos sem desenvolver a doença.
SAIBA MAIS
A criação da vacina teve início em 2006, juntamente com os institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no País e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010.
Os cientistas já testaram a vacina em mais de 600 norte-americanos e não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local da aplicação, sintomas comuns em grande parte das vacinas.
Noventa brasileiros já receberam essa vacina contra a dengue na USP. A previsão dos pesquisadores é que ela possa chegar à população em cinco anos. Mas, isso só será possível com a participação de voluntários nessa fase. Os objetivo agora é avaliar sua capacidade de estimular a produção de anticorpos e proteger contra a dengue.
Os interessados em participar dessa nova etapa podem entrar em contato pelos telefones (11) 2661-7214 e (11) 2661-3344, ou, então, enviar um e-mail para vacinadengue@usp.br
Nenhum comentário
Postar um comentário