Conta de luz muda em 2015; entenda a nova aplicação de tarifas
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou mudanças na forma de aplicação do sistema de bandeiras tarifárias, que entra em vigor em janeiro de 2015. A metodologia leva em consideração as condições mais ou menos favoráveis de geração de energia. Atualmente, já é possível verificar na conta de luz, em caráter experimental, qual a bandeira corrente no mês.
A bandeira verde indica que as condições de geração são boas e que não há qualquer alteração na conta. Com a bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com a bandeira vermelha — que seria a atual por causa da falta de chuvas e da geração de energia termelétrica, mais cara —, a tarifa tem acréscimo de R$ 3 para cada 100 kWh de consumo.
As mudanças foram publicadas ontem no Diário Oficial. Segundo resolução da Aneel, o faturamento deverá ser efetuado sobre o consumo medido, aplicando-se uma tarifa calculada de forma proporcional aos dias de vigência de cada bandeira. O período de aplicação da bandeira tarifária será o mês subsequente à data de sua divulgação.
“Excepcionalmente, quando não houver tempo hábil para se efetuar o faturamento com base na última bandeira tarifária divulgada, ou quando a sua divulgação ocorrer no mês de sua aplicação, o faturamento do consumo de energia elétrica do mês corrente deve ser realizado com base na bandeira tarifária vigente no mês anterior”, determina a resolução. (CB)
Nenhum comentário
Postar um comentário