Rio recebe notebooks pelo Prêmio Prefeito Inovador
Iniciativa faz parte dos incentivos da premiação visando a ampliar projetos de inclusão social. RIO - O prefeito Eduardo Paes recebeu no Palácio da Cidade nesta quinta-feira representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Intel do Brasil, Microsoft Brasil e da Symnetics, marcando a entrega oficial do Prêmio Prefeito Inovador ao Rio de Janeiro, vencedor do reconhecimento no ciclo 2012.
A Prefeitura, escolhida por investir na informatização da administração pública e em projetos voltados para a inclusão digital, recebeu 100 novos notebooks da linha Classmate PC equipados com Windows Professional 7 e processadores Intel Atom, que irão auxiliar na ampliação das ‘Naves do Conhecimento’, iniciativa que utiliza inovações tecnológicas para apoiar o processo de desenvolvimento da comunidade local.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados do Prêmio Prefeito Inovador, especialmente quando reconhecemos iniciativas em áreas visivelmente complementares para a boa prestação de serviços à população, como no caso do Rio de Janeiro. O investimento em TI é fator fundamental para a melhoria da gestão e estamos certos de que a via mais segura para promover a transparência e dar novos rumos às gestões municipais”, afirmou Camarano, diretor-presidente do MBC.
O Intel Classmate PC conversível é uma ferramenta educacional que oferece aplicativos de software e recursos especialmente criados para o uso em ambiente escolar. Projetado com base em pesquisas em salas de aula e em colaboração com educadores e parceiros, o classmate PC traz desde conteúdo localizado até interoperabilidade com infraestruturas e redes escolares. Dotado de bateria com duração de até 10 horas, o dispositivo oferece ferramentas que auxiliam a execução de projetos colaborativos auxiliam professores no processo de aprendizado.
Reconhecimento
Selecionada entre 54 administrações brasileiras, a cidade do Rio de Janeiro venceu a disputa nacional pelo conjunto de soluções inovadoras adotadas em prol do cidadão. A Prefeitura criou espaços do conhecimento, equipados com infraestrutura de informática, acesso à internet e aplicativos interativos onde alunos da rede pública podem acessar informações para pesquisas e trabalhos escolares, além de participar de cursos técnicos.
Outro destaque é o trabalho do centro de operações e controle da capital fluminense, que dispõe de 670 câmaras de monitoramento e integra serviços como segurança pública, bombeiros, trânsito, defesa civil e emergências médicas. Graças a esta ferramenta, o município monitora as principais ocorrências e toma providências para atender a população. Do mesmo modo, a iniciativa de engajar a sociedade na identificação de necessidades de informação e serviços também ajudou o município a angariar o Prêmio.
O Prêmio
Com a proposta de modernizar o setor público municipal por meio de estratégias e ferramentas de tecnologia, o Prêmio Prefeito Inovador (PPI) reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade civil. A abrangência na utilização de TI nos diversos sistemas organizacionais resulta em vantagens para governante e cidadãos, como, por exemplo, organização, agilidade, precisão e inclusão.
A iniciativa conta com o patrocínio da GE e apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e da Associação Goiana de Municípios. Em sua terceira edição, a premiação já reconheceu práticas de excelência na prestação de serviços de saúde, transportes, segurança e educação aos cidadãos de diferentes cidades do país, como São Carlos (SP), Maringá e Curitiba (PR), respectivamente. Já na edição de 2012, o reconhecimento agraciou, em quatro diferentes categorias, os municípios de Piratuba (SC), Campo Grande (MS), Santana de Parnaíba e Indaiatuba (SP), além do vencedor nacional, o município do Rio de Janeiro (RJ).
A entrega dos Classmate PCs foi feita às 10h desta quinta-feira no Palácio da Cidade, à Rua São Clemente, 360, em Botafogo.
Fonte: o globo
Nenhum comentário
Postar um comentário