Breaking News

O novo Xbox, mais do que um vídeoconsole para a Microsoft



A ser lançado na terça-feira, produto chega ao mercado oito anos depois de sua versão anterior. SAN FRANCISCO/SEATTLE, EUA - A Microsoft está pronta para causar sensação esta semana com o esperado lançamento de seu novo console Xbox, que chega ao mercado oito anos depois da última versão, no momento em que busca uma maior participação na indústria de jogos mundial, que movimenta US$ 65 bilhões. No entanto, o pequeno dispositivo enfrenta uma grande concorrência por parte do PlayStation 4, da Sony, e do Wii U, da Nintendo.

Os aficionados se sentem cada vez mais atraídos por jogos on-line _ sugerindo que o auge dos jogos para consoles terminou -, mas a Microsoft quer que seu novo e elegante jogo cruze a ponte entre a corrente principal e se transforme no centro do entretenimento familiar.

"Os jogadores têm fome de uma nova máquina, mas a diferença entre 2005 e agora é que os riscos são muito mais altos'', disse Ryan McCaffrey, editor-executivo de entretenimento no site IGN.com, referindo-se à última versão do Xbox lançada pela Microsoft. ''Todo modelo Xbox da Microsoft era que fosse a peça central de sua sala de estar''.

Diante disso, os observadores da indústria estão esperando uma série de melhorias no novo Xbox, quando a Microsoft apresentá-lo oficialmente, na terça-feira, em seu escritório de Redmond, em Washington. Estas melhorias vão desde uma maior integração com a TV a conecções com dispositivos móveis ou acesso a conteúdo novo e exclusivo.

Os consoles de jogos continuam representando a maior parte de um crescente mercado de jogos - cerca de 42% dos US$ 65 bilhões do mercado mundial -, segundo a Microsoft. No entanto, os jogos em smartphones e tablets, ou de uma série de redes sociais on-line, estão ganhando terreno rapidamente.

Nos últimos quatro anos, as vendas de consoles diminuiu, principalmente devido aos antigos dispositivos. No entanto, o primeiro desta nova geração de consoles não conseguiu reativar o setor. O Wii U, da Nintendo, lançado em novembro do ano passado, vendeu apenas 3,5 milhões de unidades até o final de março, muito abaixo do prognóstico inicial da companhia, que era de 5,5 milhões de unidades. As esperanças da Sony com o OS4 são de baixo perfil.

"A próxima crista da onda não será tão alta como a anterior'', disse Lewis Ward, pesquisador da International Data Corp, que calcula que foram vendidas cerca de 250 milhões de unidades do Xbox 360, PLayStation 3 e Nintendo Wii entre 2005 e 2012. "Creio que os consoles como categoria de produtos chegaram ao pico e s próximos dispositivos não igualarão estas cifras'', concluiu.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço