Breaking News

Conta desconhecida no autocompletar e senha no Wi-Fi


Conta ‘fantasma’

Em minha página do Itaú, “apareceu” um número de agência e de conta que desconheço, e meus filhos e esposa também desconhecem, e nenhum amigo de meus filhos acessam nosso computador na ausência deles (apenas 2 utilizam o computador e são menores de idade). Resolvi clicar nos números e aparece um nome também desconhecido por todos.
Pergunto: é possível que algum hacker tenha “plantado” estes dados em meu computador? Se não, o que pode ter ocorrido?
No aguardo de uma resposta.
Obrigado.
Antonio Ricardo

Essa conta e agência apareceram como “autocompletar” ou “preenchimento automático” no formulário do banco, correto?

Embora um hacker possa ter causado isso acessando a conta dessa pessoa por meio do seu computador, com o objetivo de dificultar o rastreamento da transferência, isso já é um sinal de incompetência do hacker. Digo isso porque você percebeu algo de diferente. Qualquer ataque que deixa vestígios tão visíveis é um ataque que não foi bem executado.

Existe, claro, mais um detalhe: o autocompletar não identifica os campos perfeitamente. Isso significa que, caso esses números tenham sido preenchidos em outra página, para outra finalidade, é possível que o navegador tenha “achado” que esses campos são semelhantes, exibindo assim os números em seu navegador. Por coincidência, esses números podem ter correspondido a uma conta.

Ou seja, existe uma possibilidade que esses números tenham sido preenchidos para outros fins que não uma conta bancária, o que cria uma série de possibilidades. Informações “estranhas” em campos de autocompletar não são incomuns. Os agravantes nesse caso são que aconteceu com a página de um banco, e os dados corresponderam a uma conta real.

Vale a pena fazer um exame com um antivírus e ficar de olho em outros comportamentos diferentes,  mas de forma alguma um hacker deveria ter deixado essa informação em seu computador.

Acesso ao banco com navegador portátil
Utilizar um navegador de internet na forma portable, executável apenas de um pen drive, também pode ser considerada uma forma segura de acessar sistemas bancários?
Victor

Não. Normalmente os vírus ficam alojados no próprio sistema operacional, não no navegador web. Quando um vírus fica armazenado no navegador web, normalmente a maior vítima é o Internet Explorer, que provavelmente não é esse navegador que você utiliza de forma portátil. Claro, essas pragas se alojam também no sistema, então não atuam em um único navegador.

De qualquer forma, usar o navegador a partir do pen drive não vai contribuir com a segurança no acesso ao banco.

enha no Wi-Fi
Beleza, senha forte. Daí autorizo pra um ou dois usarem minha rede, a pessoa vai lá no notebook, desabilita os caracteres, descobre minha senha e passa pra outra pessoa. Como deixar minha senha invisível?
Herly

Não existe como “deixar a senha do Wi-Fi invisível”. Suas opções são as seguintes:

Escolher bem as pessoas com quem compartilha sua conexão
Utilizar um serviço Radius para que cada usuário tenha uma senha diferente
Alguns roteadores têm capacidade para executar um servidor Radius internamente (embutido). Se o seu não tem, o processo fica complicado e é melhor ficar com a primeira opção ou até adquirir um modelo que tenha o recurso, caso ele seja tão importante para você.

O Radius é usado na configuração de WPA ou WPA2 “Enterprise”. Com o Radius, cada usuário tem uma senha diferente, o que permite controlar o acesso e também impede que dois usuários usem a mesma senha ao mesmo tempo. Você também pode autorizar e desautorizar usuários facilmente, sem ser obrigado a reconfigurar toda a sua rede interna.

A senha é o que dá acesso à rede, então um computador que acessa a rede sempre terá acesso a ela.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço