Em Santarém, conferência amazônica sobre educomunicação vai discutir o uso de redes sociais para o bem comum
Evento faz parte da 16ª Semana Diocesana da Comunicação que ocorre de 30 de abril a 8 de maio. Nesta terça-feira, 3 de maio, haverá a 2ª Conferência Amazônica de Educomunicação com a temática “Redes sociais para promoção do bem comum em uma perspectiva educomunicativa”, no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), às 19h. A programação é organizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santarém em parceria com o curso de Jornalismo do Iespes que celebra dez anos de implantação.
O evento terá como conferencista o professor doutor Fábio Castro, coordenador do Programa de Pós-graduação de Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A conferência será mediada pelo assessor pedagógico da Pascom, professor Everaldo Cordeiro. “A temática é necessária, pois vai discutir a importância do uso das redes sociais para a construção da cidadania. Além disso, com a presença do professor Fábio nós poderemos iniciar discussões sobre a possibilidade de experiência de pós-graduação na área de educomunicação em Santarém”, ressaltou.
A coordenadora da Pascom, professora Rosa Rodrigues, destacou que nos tempos atuais “é de grande importância refletirmos sobre o papel das redes sociais nos processos interativos, considerando que elas fazem parte da vida de grande parte das pessoas. É um tema fundamental para nossa educação”.
Para as inscrições é cobrada uma taxa de R$ 5,00 para estudantes e R$ 10,00 para profissionais. As inscrições podem ser feitas no Centro Diocesano de Pastoral, na recepção da Rádio Rural de Santarém e com acadêmicos de jornalismo do Iespes. Haverá certificação para as inscrições efetivadas.
Sobre o conferencista
Fábio Castro é graduado em Comunicação Social pela UFPA, possui mestrados em Comunicação pela Universidade de Brasília, Estudos das Sociedades Latino – Americanas pela Universidade de Paris III, doutorado em em Sociologia pela Universidade de Paris V (Sorbonne-Descartes) e pós-doutorado em Comunicação, com ênfase em etnométodos e estudos sobre interação social pela Universidade de Montréal.
Como professor associado da Universidade Federal do Pará, Castro investiga os fenômenos da intersubjetividade, da socialidade e da produção da identidade por meio de uma abordagem transdisciplinar que aproxima comunicação, antropologia e sociologia. Além disso, ele foi Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupou outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.
16ª Semana da Comunicação
A 16ª Semana Diocesana da Comunicação está sendo realizada desde o dia 30 de abril, e segue até dia 8 de maio com o tema “Comunicação e misericórdia: um encontro fecundo”. A temática está em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para o dia 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano é celebrado no próximo domingo, dia 8.
Fonte: RG 15/O Impacto e Pastoral da Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário