Breaking News

Moradores do Residencial Salvação reclamam da falta de escolas no local

Famílias reclamam ainda da falta de transporte para atender as crianças. Secretaria de Educação disponibiliza vagas em escolas próximas ao local.

As casas do Residencial Salvação, do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, em Santarém, no oeste do Pará, entregues pela presidente Dilma Rouseff no dia 5 de maio deste ano, têm gerado reclamações por parte dos beneficiários. As queixas são em relação a falta de escolas e creches no local, transporte coletivo público e área de lazer para as crianças. As 3.081 unidades habitacionais já começaram a ser ocupadas e aos poucos, os novos moradores vão se adaptando, a fim de garantir melhores condições de vida.

De acordo com os moradores, apenas duas escolas ficam localizadas próximo ao conjunto habitacional, sendo uma no bairro Conquista e outra no bairro Alvorada e ainda assim não oferecem condições para comportar a quantidade de alunos, muito menos vagas suficientes para novos estudantes. O novos moradores alegam ainda que a distância das casas do Residencial Salvação até a Av. Fernando Guilhon é outro desafio a ser enfrentado, principalmente para quem precisa ir ao trabalho todos os dias.

Leia mais:
  1. Itinerários de ônibus serão estendidos para atender residencial Salvação
  2. Dilma entrega 3.081 casas do 'Minha Casa Minha Vida' em Santarém, PA

"Nos deram a casa, tudo bem, mas esqueceram que nossas crianças precisam de escolas"

A dona de casa Raimunda Batista, de 37 anos, foi uma das contempladas com o programa do Governo Federal e relata a dificuldade em levar a filha de 8 anos para a escola. Segundo ela, o principal problema é a falta de transporte para atender os moradores. "É muito distante chegar até a rodovia para que eu consiga pegar um ônibus e levar minha filha na escola. Nos deram a casa, tudo bem, mas esqueceram que nossas crianças precisam de escolas. Quando estiver chovendo, a situação fica mais difícil”, conta.

A falta de transporte coletivo no Residencial Salvação foi discutida em uma reunião no dia 28 de abril na Câmara Municipal. No encontro, comissão dos moradores e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) fizeram um acordo para que os itinerários de ônibus existentes pudessem ser estendidos para atender a população.  Segundo a SMT, houve um acordo com os proprietários das empresas Perpétuo Socorro e Eixo Forte. Os ônibus devem entrar no residencial Salvação e continuar a rota normal até o Centro da cidade.

Vagas em escolas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), a fim de viabilizar as demandas das famílias do Residencial Salvação fez um levantamento de vagas em escolas  próximas. De acordo com a Semed, pelo menos 953 vagas estão disponíveis. Uma equipe da Secretaria está com um ponto de atendimento para realizar a triagem dos alunos e fazer a matrícula. O atendimento ocorre no escritório da construtora Salvação, localizado na rua Cardeal, dentro do próprio residencial. (Veja relação de escolas disponíveis abaixo)
  1. - Escola municipal Dom Lino Vombommel
  2. Rua Jader Barbalho, bairro Novo Horizonte
  3. - Escola municipal Raimunda de Lira Maia
  4. Travessa ‘B’, bairro Elcione Barbalho
  5. - Escola municipal Deputado Ubaldo Corrêa
  6. Rod. Fernando Guilhon, bairro Conquista
  7. - Escola municipal Santa Luzia
  8. Rua Santa Luzia, bairro Amparo
  9. - Escola municipal Frei Juvenal
  10. Travessa São Marcos, bairro Nova Vitória
  11. - Escola municipal Delano Riker Teles de Menezes
  12. Rua 1, bairro Elcione Barbalho
  13. - Escola municipal Dom Floriano
  14. Av. Maracanã, bairro Maracanã
  15. - Escola municipal União Libertadora
  16. Rua 13 de Maio, bairro Santarenzinho
  17. - Escola municipal Eilah Gentil
  18. Rua Nossa Senhora do Rosário, bairro Santarenzinho
  19. - Escola municipal Maestro Wilson Dias da Fonseca
  20. Travessa 25, bairro Nova República
  21. - Escola municipal Padre João Felipe Bettendorf
  22. Travessa ‘E’, bairro Maracanã I
  23. - Escola municipal Olindo do Carmo Neves
  24. Rua ‘B’, bairro Nova República
  25. - Escola municipal Ecila Nobre dos Santos
  26. Rua Valnir Sarmento, bairro Conquista
  27. - Escola municipal Professor Aldo Ferreira Campos
  28. Rua Sabiá, bairro Alvorada
  29. - UMEI

Além das escolas municipais, as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI's) do bairro Santarenzinho e a escola municipal Rosilda Wanghon, possuem espaços para novas matrículas, com 102 vagas juntas.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço