Breaking News

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (SEMMA) intensifica ações de combate à poluição sonora


O trabalho consistiu em instalar em pontos estratégicos do balneário do Igarapé do Curuçambá placas de sinalização educativas quanto a legislação ambiental

Na tarde da quinta-feira, 9 de julho, os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos (SEMMA) iniciaram um trabalho de sensibilização em um dos principais pontos turisticos do municipio, o balneário do Igarapé do Curuçambá. No local, que é uma Área de Preservação Permanente (APP), placas educativas quanto a legislação ambiental  foram instaladas visando sensibilizar a população quanto Lei Federal nº 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, e por meio do Decreto Federal nº 6.514/2008, sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Óbidos, Vinicius Lopes, as operações de combate a poluição sonora serão intensificados no município, principalmente em locais de maior aglomeração de público, como nas praças e balneários da cidade e em caso de flagrante as medidas legais serão adotadas. “Desde ontem que a Secretaria de Meio Ambiente deu inicio a uma grande operação de combate a poluição sonora, inclusive os agentes já apreenderam uma aparelhagem que estava rodando em um veículo com o som muito acima do permitido, os agentes deram o flagrante com o decibelímetro, e o equipamento foi apreendido e o proprietário autuado”, declarou. 
O secretário enfatizou que embora o trabalho de educação ambiental seja muito importante, em alguns casos o trabalho repreensivo deve ser adotado. “A SEMMA vem dando continuidade ao trabalho de educação ambiental, a gente tem tentado abraçar essa causa porque nós queremos uma cidade mais calma que nos permita viver sem os incômodos e os prejuízos provocados pela poluição sonora, sempre que não for possível fazer cessar pelo diálogo a gente vai usar meios repressivos para por fim, por exemplo, ao uso abusivo de sons automotivos que são em muitos casos os responsáveis pela poluição sonora”, enfatizou Vinicius. 
Além das operações deflagradas em pontos estratégicos, a SEMMA também trabalha com o denuncias feitas pela própria população. “Quando se aproxima do final de semana a Secretaria de Meio Ambiente recebe uma carga de denuncias muito intensas relacionadas a poluição sonoras provocadas por sons automotivas, lógico que a gente pede a compreensão da sociedade porque a gente nunca vai ter como atender a todos os chamados e pedidos, muitas vezes a equipe está pra campo com uma outra ação e nem sempre a gente vai conseguir atender, mas a gente pede que a sociedade continue ligando e denunciando que sempre que possível vamos dar uma resposta”, disse o secretário. 
O trabalho no Balneário do Curuçambá, localizado no quilometro 8 da Rodovia Estadual PA 254, chamou a atenção dos banhistas que já possuem uma opinião própria em relação ao uso abusivo de sons automotivos. Dona Rosilene Marinho, autônoma, hoje freqüenta o balneário com a família durante a semana como medida para fugir do barulho. “Fica muito alto o som e não tem aquela tranquilidade que a gente quer desfrutar durante o descanso com a família. A gente sai da cidade pra aproveitar um pouco e quando chega aqui encontra um ambiente que acaba não se sentido bem por causa do barulho do som dos carros. Eu acredito que melhorando o ambiente as famílias irão voltar a freqüentar o balneário nos finais de semana”, falou dona Rosilene.
 Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO )Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço