Breaking News

Pesquisa de campo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional será realizada em Santarém


No período de 27 a 31 de julho, será realizada em Santarém, a pesquisa de campo da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae nos últimos seis anos, executado pela Fundação Getúlio Vargas. É a primeira abordagem brasileira a medir a competitividade de destinos turísticos.

A metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução de 65 destinos turísticos brasileiros, a partir do entendimento de que a competitividade é “a capacidade crescente de um destino de gerar negócios nas atividades econômicas relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva”.

A pesquisa de campo é realizada através de entrevistas pré-agendadas com representantes da administração pública e iniciativa privada que atuam direta e indiretamente com o turismo no município com objetivo analisar a competitividade turística dos destinos indutores com base em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), dará apoio aos pesquisadores no levantamento das informações por ser o órgão gestor do turismo municipal.



Em 2011, pelo seu excelente desempenho, na categoria Não-Capitais, nas dimensões de “Cooperação regional” “monitoramento” e “marketing e promoção do destino” Santarém recebeu o prêmio do Índice de Competitividade do Turismo Nacional.

A partir dos resultados produzidos por este Índice, gestores municipais, estaduais e nacionais possuem informações relevantes para o planejamento de seus investimentos no setor e o gerenciamento dos recursos necessários para o desenvolvimento de vantagens competitivas do destino neste segmento.

Mais informações: Renata Paulo (93) 99121-4674
Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Turístico

Serviço: Pesquisa de campo da 7ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015

Local: Santarém

Data: 27 a 31 de julho de 2015

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço