Breaking News

Operação apreende caminhões transportando madeira ilegalmente


Apreensão foi feita na madrugada de sábado, na Avenida Curuá-Una. Quatro caminhões transportando ilegalmente 23 toras de madeira das espécies Angelim e Maçaranduba foram apreendidos, por volta de 01 hora da madrugada do último sábado (20/07), na Avenida Curuá-Una, bairro Jaderlândia, em Santarém. A operação teve participação da SEMMA, Polícia Rodoviária Federal, ICMBIO e IBAMA.

Como não foi possível identificar a empresa responsável, os motoristas serão multados, por não estarem portando a guia florestal, documento indispensável para dar legitimidade ao transporte da madeira. A autuação tem como base a Lei 9.605/2009 (Lei de Crimes Ambientais), artigo 46 combinado com o artigo 70.

Os caminhões foram levados para o pátio da SEMINFRA. De acordo com agentes de fiscalização da SEMMA, foram apreendidos 85m2, o que resultará numa multa de R$ 25.500,00.

Mesmo com o pagamento das multas, a madeira será objeto de inquérito administrativo, como materialização crime, além das medidas penais que serão tomadas. De acordo com o agente de fiscalização da SEMMA, Welton Sousa Costa, os órgãos de fiscalização estão atentos, principalmente em horários considerados improváveis. “Essa é uma forma de eles passarem com a madeira ilegal, mas nós estamos atentos”, asseverou o agente.

Os motoristas dos 4 caminhões não quiserem informar de onde a madeira estava sendo retirada e nem qual seria o destino.

Fonte: O Impacto e Sampaio Brelaz

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço