Breaking News

Projeto apoia jovens a realizarem iniciativas socioeducativas em comunidades

Nos dias 30 e 31 de julho, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no campus Boulevard, haverá o segundo encontro com os jovens que estão desenvolvendo ações juvenis nas comunidades onde moram.

As ações desenvolvidas pelos jovens ribeirinhos foram implementadas por meio de projetos/iniciativas socioeducativos idealizados por eles [jovens], selecionados durante a 1º Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis Comunitárias. 

A Chamada faz parte da campanha Rede de Educação Popular pelos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia e que visa incentivar o protagonismo juvenil e a condução de ações socioeducativas. A campanha é desenvolvida pelo Projeto Saúde e Alegria com o apoio do programa Petrobras Socioambiental.

Objetivo do encontro

O encontro irá proporcionar um momento de reflexão e mobilização para a sustentabilidade da Rede de Educação Popular pelos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia. Além de promover trocas de experiências entre os jovens o encontro irá avaliar a implementação das ações apoiadas na 1º Chamada verificando: as atividades que foram realizadas; o impacto na comunidade; o envolvimento das crianças e jovens e a experiência de gestão das iniciativas (recursos, relatórios, listas) entre os participantes. 

Durante o evento ocorrerá também o lançamento da 2ª Chamada com finalidade socioeducativa nas comunidades.

Autonomia

Na primeira chamada foram selecionadas 14 iniciativas (projetos socioeducativos) dos 28 que foram enviados das comunidades da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e do município de Belterra. 

Para que os jovens pudessem enviar suas propostas o Saúde e Alegria realizou oficinas de elaboração de projetos com os jovens nas comunidades. As ideais eram idealizadas por eles no intuito de estimular a autonomia e contribuir para que meninos e meninas se tornassem corresponsáveis das ações que iriam desenvolver nas comunidades onde moram. 

Os projetos selecionados na 1º Chamada realizaram atividades para a revitalização da horta comunitária, produção de radionovela com crianças e adolescentes, show de talentos com produção de parodias no combate ao alcoolismo, esporte e lazer, teatro educativo informando sobre gravidez na adolescência, exposição de cineclube sobre a identidade indígena e formação sobre noções de informática no telecentro comunitário.

Lançamento da 2º Chamada de Apoio às Iniciativas Juvenis

A Chamada funciona de forma colaborativa e de apoio às iniciativas que tenham como objetivo buscar propostas aos problemas comunitários relacionados aos direitos da criança e do adolescente. 

Serão aceitas propostas de cunho educativo, social, ambiental e cultural tendo em vista as necessidades das crianças, adolescentes e jovens da comunidade. As ideias selecionadas receberão apoio técnico, material e formativo do Saúde e Alegria. 

No dia do evento haverá a participação dos jovens ribeirinhos que estarão representando as suas iniciativas durante o encontro.

Fonte: Ascom/PSA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço