Grécia entra com pedido formal de empréstimo para zona do euro, diz ESM
A Grécia entrou com um pedido formal de um empréstimo de resgate junto ao fundo de suporte especial da zona do euro, disse nesta quarta-feira um porta-voz do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM, na sigla em inglês).
"O ESM recebeu o pedido grego", disse ele.
O Eurogrupo de ministros das Finanças deve avaliar o pedido, que é formalmente direcionado a seu presidente, Jeroen Dijsselbloem, em uma teleconferência nesta quarta-feira.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, garantiu ao Parlamento Europeu nesta quarta-feira que vai apresentar propostas de reformas esta semana para garantir um acordo de resgate que possa manter a Grécia na zona do euro.
O premiê de 40 anos afirmou que está determinado a consertar anos de governos ruins, bem como reverter as crescentes desigualdades provocadas por cinco anos de austeridade impostas por credores.
"Deixem-me garantir à Casa que, para além da crise, continuaremos com nossas reformas", disse Tsipras após viajar de Bruxelas, onde os líderes da zona do euro lhe deram um prazo final de domingo para acertar os termos de um novo resgate.
"Nós reivindicamos um acordo com nossos vizinhos", disse ele. "Mas um que nos dê um sinal de que estamos saindo de forma duradoura da crise, que vá demonstrar que existe luz no fim do túnel... Nosso principal objetivo tem que ser combater o desemprego e encorajar o empreendedorismo."
Fonte: Tom Koerkemeier
Nenhum comentário
Postar um comentário