Breaking News

Povo católico Obidense dá inicio a Festividade de Sant’Ana com a tradicional Missa de Envio


A programação religiosa preserva traços da cultura portuguesa implantada há mais de cem anos. 
Após anos fechada para reforma a Igreja Matriz de Sant’Ana novamente abriu suas portas para receber o povo católico Obidense que compareceu em peso para participar da celebração de abertura das Festividades de Sant’Ana e em preparação para o Círio Fluvial e também a Romaria, que acontecerá no domingo, 12 de julho. A chamada ‘Missa de Envio’ é um dos ritos religiosos preservados pelo povo católico Obidense e foi presidida pelo pároco da Igreja, Padre Izidório Alencar e teve a participação da Folia de Santa Maria, símbolo da cultura portuguesa que sobrevive há mais de um centenário. 
Este ano a Festividade de Sant’Ana é realizada no período de 12 a 26 de julho e tem como tema: “Como Igreja missionária festejamos Sant’Ana, promovendo a paz e a solidariedade” e lema: “Eu vim para servir”. O coordenador da Festividade, Jorge Ary Ferreira, falou sobre a expectativa para o grande Círio. “A Cerimônia religiosa dá inicio a Festividade de Sant’Ana com a procissão de transladação que precede o nosso Círio Fluvial e a gente espera que até o final da noite a gente possa concluir essa primeira parte da festividade é uma expectativa muito grande”. 

Muito embora a reforma da Igreja Matriz de Sant’Ana não esteja concluída as celebrações litúrgicas serão realizadas na própria Matriz que ainda terá pelo menos mais dois anos de reforma. antes da conclusão. Amanhã, por volta das 14 horas o Círio Fluvial de Sant’Ana sairá da Comunidade do Silêncio chegando pelo Lago da Serra da Escama até o Bairro de Bela Vista de prossegue por meio de uma Romaria. “Nós pretendemos sair da comunidade as 14 horas e por volta das 18h30 entrar no Laguinho de onde prossegue em uma Romaria terrestre, com aproximadamente dois quilômetros e eu acredito que tenhamos umas duas ou três horas de Romaria até a Igreja Matriz”, enfatizou Jorge. 
Um dos símbolos tradicionais do Círio de Sant’Ana é a Folia de Santa Maria que acompanha todo o trajeto a mais de cem anos e uma forma de cultivar essa tradição já está sendo estudada pela coordenação da Festividade. “Nós teremos logo mais um encontro de folias, são nove folias nos aguardando e vamos conversar sobre o Circuito de Folias que deveremos implementar já para o próximo ano, eles estão ansiosos e eu acredito que será mais um momento cultural para o nosso município que a gente deve deixar”, finalizou Jorge após falar que eles são responsáveis por entoar as ladainhas cantadas durante as procissões. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço