Breaking News

Samu demora a atender ocorrências em Santarém


Atendimento chega a demorar 40 minutos
Órgão alega atender a um grande número de ocorrências e estar com problemas na linha telefônica.

Santarém - As constantes demoras no atendimento aos chamados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, oeste do Pará, tem preocupado a população.

Nesta segunda-feira (15), mais uma vez o serviço falhou e nem mesmo chegou ao local do acidente, que aconteceu na Avenida Tapajós, em frente à orla da cidade. Josiel Ferreira vinha de moto e bateu em um carro. A vítima aguardou atendimento em cima de um pedaço de papelão para se proteger do sol. Testemunhas contaram que o Samu foi acionado várias vezes, mas nenhuma viatura chegou ao local do acidente. O atendimento só chegou depois de meia hora e não foi feito pelo Samu, mas sim pela viatura de emergência do Corpo de Bombeiros, que só é acionada quando o serviço de urgência não consegue realizar o procedimento. “Não obtivemos resposta do Samu, mas foi acionado os Bombeiros e eles prontamente nos atenderam”, afirmou o sargento Jair, do Ptran. A vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal e, mesmo com a demora no atendimento, está fora de risco.
No sábado (13) à noite, duas vítimas de atropelamento ficaram mais de 40 minutos esperando o Samu. O acidente foi na Rodovia Santarém-Cuiabá, quando um motorista, que segundo a polícia estava embriagado, bateu na bicicleta onde estavam Marcelo José Castro Santos, de 21 anos, e Fernanda da Silva Almeida, de 18, que foram encaminhados ao hospital e, em seguida, liberados. No local, o enfermeiro do Samu disse que a demora aconteceu porque a equipe estava em outros atendimentos.

Ontem (15), o enfermeiro plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência alegou que o órgão está enfrentando dificuldades para chegar em tempo hábil aos locais de acidentes devido a demanda ser grande e haver falhas no sistema de telefonia. “Além da dificuldade que estamos tendo com a quantidade de ocorrências que a gente está atendendo, tivemos problema com a linha 192, com problema na Embratel. Nem o Samu, nem o Ciop estão recebendo as chamadas”, explicou o enfermeiro do Samu, Dartagnan Matos.

A produção de jornalismo da TV Tapajós entrou em contato com a empresa de telefonia Embratel para saber as causas do problema de comunicação com o Samu, mas não foi encontrado ninguém com autorização para falar.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço