Breaking News

Prefeitura estuda implantar Ceasa em Santarém


Aprusan diz que desperdício é de 50% no Mercadão 2000
Centro de Abastecimento de Produtos Alimentícios deve resolver problemas como o desperdício de produtos na feira.

Santarém - A Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) fechou parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap) para trabalharem pela efetivação de um Centro de Abastecimento de Produtos Alimentícios (Ceasa), no município.

O Mercadão 2000 é o maior complexo de comercialização de produtos rurais da região. A produção é diversificada, mas muitas vezes acaba havendo um grande desperdício do que é produzido por não haver uma central que receba e encaminhe os produtos.

As centrais ou unidades de abastecimento seriam uma solução que o município já estuda implementar. “Faremos um levantamento dos produtos que a gente tem em grande quantidade, verificando a questão do excedente e volume para que possamos dimensionar um local para colocar esses produtos. Quando tivermos esse projeto em mãos, vamos até a Ceasa em Belém verificar a necessidade que tem de expandir, e vamos elaborar um projeto do Ministério da Agricultura também que possui linha de crédito para a implantação de unidades de abastecimento”, informou o secretário de Agricultura de Santarém, Rosivaldo Colares.

Para o presidente da Aprusan, João Dalmácio, uma unidade de abastecimento resolveria a situação e valorizaria os produtos. “Seria a válvula de escape de toda a produção do nosso município. Não me refiro só a produção vinda da agricultura familiar, mas de toda a produção. Por exemplo, o pescado, o bovino, o suíno, aves, grãos. Uma solução para o estoque da produção. Temos uma perda de 30 por cento até 50 por cento dos nossos produtos”, acredita. 

As Ceasas são empresas do governo de capital misto que existem em grandes centros produtores, como em Belém. Elas comprariam a produção local e venderiam para os revendedores, como por exemplo, os supermercados.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço