Breaking News

Pesquisa tenta descobrir causas de câncer em Boa Esperança


Aumento no número de casos assusta moradores
Santarém - O Conselho Municipal de Saúde de Santarém e o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) irão realizar uma pesquisa durante este mês na comunidade Boa Esperança, em Santarém, oeste do Pará para descobrir os motivos do número de casos de pessoas com câncer naquele local.

O Conselho de Saúde e uma equipe do HRBA discutiram as ações com base na solicitação dos comunitários, que estão preocupados com a situação que vem ocorrendo nos últimos anos. Só em 2012, oito pacientes de Boa Esperança foram atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas com câncer, sendo que dois morreram. Por isso, os moradores solicitaram uma ação na comunidade para identificar se há risco da doença fazer novas vítimas entre as 416 famílias que moram no local.
“Aplicaremos uma ficha, um protocolo de pesquisa para poder identificar se existe o aumento da incidência ou prevalência de câncer no local, e se isso se associa a algum fator em predominância que justifique algum aumento”, informou o coordenador do setor de oncologia do HRBA, Marcos Fortes.

“Verificar se a informação repassada pelos moradores é real, ou se apenas há indícios, como em outros lugares do município também existem”, declarou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Conceição Menezes.

Além da pesquisa, serão oferecidos 200 atendimentos de avaliação médica. “Vamos saber o que acontece, se há ou não alguma coisa para haver uma prevenção”, acredita a representante da comunidade Boa Esperança, Jocicleia Campos.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço