Breaking News

Operação Sorriso Brasil avalia pacientes pós-operados


Sorriso Bonito é Sorriso Brasileiro
A equipe da organização não governamental Operação Sorriso Brasil realiza até a próxima sexta-feira, 05, a avaliação pós-operatória de 71 pacientes com fissura lábio palatina. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal e Saúde (SEMSA), através do Centro de Referência de Saúde da Criança que faz o acompanhamento e cadastro destes pacientes que passaram por cirurgia em setembro de 2012.

De acordo com a enfermeira da Unidade, Carmélia Almeida nesta etapa será reavaliado o estado de saúde dos pacientes já operados. Caso se constate a necessidade de outras cirurgias, ou tratamento dentário, os voluntários farão o devido encaminhamento. “Os beneficiados com a ação são encaminhados pelas Unidades de Saúde ou vem diretamente ao Centro da Criança, onde fazemos um cadastro e quando a equipe retorna à cidade, todos que foram registrados passam por um processo de triagem”, esclareceu a enfermeira.

Segundo o coordenador da Operação Sorriso em Santarém, Dr. Jocivan Pedroso, o processo de tratamento exige tempo, cada operado passa por várias etapas, como avaliações pediátrica, odontológica e psicológica.  A nova missão da Operação Sorriso Brasil para Santarém (PA) ocorrerá em 2 de dezembro de 2013. Para ser selecionado, o paciente recebe o primeiro atendimento no Centro de Referência de Saúde da Criança, que funciona a partir das 8h, realizado durante todo o ano. É necessário apresentar documentos pessoais, como RG e Cartão SUS.

 SEMED IMPLANTARÁ UMEI NA COMUNIDADE DE CIPOAL

A comunidade de Cipoal, no planalto santareno, deve ganhar nos próximos dias uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI). Segundo a coordenadora do Programa de Educação Infantil da SEMED, Flora Aparecida, a abertura da UMEI em Cipoal foi uma solicitação da comunidade. Três turmas já estão formadas. De acordo com programação da SEMED, as atividades da nova UMEI devem começar a partir do dia 20 de abril.

ASSESSORIA DE PLANALTO PROMOVE ENCONTRO

Diretores, vice-diretores e técnicos da região de planalto reuniram-se na manhã de quarta-feira, 03/04, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, para discutir questões relacionadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Entre os principais assuntos de discussão está a capacitação de professores.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e em taxas de aprovação. 

SEMTUR PROMOVE REUNIÃO PARA APRIMORAR ATENDIMENTO EM ALTER DO CHÃO

Com o objetivo de melhorar e padronizar o atendimento dos barqueiros em Alter do Chão, a Secretaria Municipal de Turismo reuniu com a categoria na vila de Alter do Chão. Participaram do encontro 24 barqueiros que tiveram a oportunidade de expor sugestões para melhorar atendimento aos usuários do serviço. Entre as parcerias definidas com a SEMTUR está a realização de capacitação dos profissionais.

SEMTUR E UFOPA

Ne quarta-feira,03, a secretária Irene Bello participou de uma reunião na UFOPA, com a direção da pro- reitoria da comunidade cultura e extensão, com o objetivo de planejar o desenvolvimento turístico no município de Santarém.

 PROGRAMA VIDATIVA LEVA QUALIDADE DE VIDA À POPULAÇÃO

Ações de cultura, lazer e esporte é o que desenvolve programa Vidativa. Atualmente, 29 bairros dos quatro centros em que o programa foi dividido estão em pleno funcionamento e até o final deste mês, mais de 40 estarão em atividade. Sob a coordenação da Seção de Lazer na Comunidade, da Divisão de Lazer da SEMJEL, são realizadas aulas de ginástica, arte manual em E.V.A e partir da semana que vem serão ministradas aulas de capoeira.

No núcleo que funciona no campus da UEPA, há também hidroginástica. No Sesi, os participantes do Vidativa têm aula de musicalidade (curso de violão).  No núcleo do Parque Municipal, as aulas de ginástica acontecem as segundas, quartas e sextas das 17h às 20h. Nos demais núcleos, há turmas de 17h às 18h e de 18h as 19h também as segundas, quartas e sextas-feiras.

SEMJEL LEVA GINÁSTICA E CAPOEIRA ÀS PRAÇAS

Com o objetivo de dar funcionalidade as praças e espaços públicos do município de Santarém, a SEMJEL, através da Divisão de Lazer promove nesta sexta-feira, 05, um aulão de ginástica e capoeira no Bosque da Vera Paz. De acordo com o chefe da Divisão, Ney Bendelack, toda a comunidade é convidada a participar. Os grupos de capoeira da cidade poderão se integrar ao aulão dessa modalidade.

O aulão de ginástica acontecerá de 17h às 18h e o de capoeira, de 18h às 19h. A Praça Tiradentes, também será contemplada com aulas de capoeira as terças e quintas-feiras, a partir da próxima semana.

CONTOS DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO ABREM II MOSTRA DE TEATRO

O Grupo de Teatro Olho D’ Água abre nesta quinta-feira, 04, a II Mostra de Teatro, no palco da Casa da Cultura. A mostra começa com o espetáculo:  Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos. A narrativa da encenação tem como característica principal, os contos do imaginário Amazônico.

O coordenador do grupo teatral, Elder Aguiar, diz que o espetáculo envolve a narrativa, interpretação e o som musical, no palco. “A base está nas histórias do imaginário amazônico de sete municípios do oeste do paraense”, explica. O espetáculo   rendeu  ao grupo a bolsa de pesquisa e experimentação artística  do Instituto de Artes do Pará (IAP), além do prêmio Myrian Muniz de Teatro da Fundação Nacional de Artes (Funarte) 2009 e o incentivo da Lei Rounet.

PROGRAMAÇÃO

04/04 – Contos, Cantos e Encantos Tapajônicos(contos do Imaginário Amazônico). Recomendado para maiores de 10 anos
Local: Casa da Cultura
Horário: 20h
05/04-As Dez Mais do Córtex Cerebral (comédia pastelão). Livre
Local: Casa da Cultura
Horário: 20h
06/04-As Bondosas Mulheres Choradeiras (comédia de costumes). Recomendado para maiores de 14 anos.
Local: Casa da Cultura
Horário: 20h 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço