Breaking News

Falha em atualização no Windows 7 impede boot; saiba como resolver



Problema envolve driver responsável pelo acesso ao sistema de arquivos e parece impactar apenas a versão 32 bits.
Alguns computadores com Windows 7 não conseguem mais fazer boot no sistema: ou eles entram em um loop infinito de reinicialização, ou surge a temida tela azul. A Microsoft reconhece o problema, causado por uma atualização, e pede “desculpas por qualquer inconveniência”.

Segundo comunicado da Microsoft, o bug está restrito ao Brasil. Ainda não há um conserto oficial: a empresa diz que está “trabalhando ativamente para resolvê-lo”, mas você pode testar as opções abaixo.

A falha envolve o KB2823324, uma atualização de segurança para o driver ntfs.sys, responsável pelo acesso ao sistema de arquivos. Ela foi distribuída para diversas versões do Windows, mas o bug parece impactar apenas o Windows 7 de 32 bits.

Se você já está com o problema, estas sugestões do Clube do Hardware podem ajudar:

Durante o boot, tecle F8 continuamente até aparecer um menu com opções de boot;
Escolha a opção “Modo de segurança com prompt de comando”;
Digite o seguinte comando, trocando “C:” pela letra do disco onde o Windows está instalado: dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
Reinicie o computador.
Se não der certo, pegue seu DVD do Windows 7, e faça boot através dele. Quando aparecer a interface do Windows, clique na opção “Reparar o computador”, clique em Prompt de Comando e digite o comando acima. 

Não deu certo? Feche o prompt de comando, clique em “Restauração do Sistema” e siga as instruções. Se ainda não for possível fazer boot, substitua o arquivo ntfs.sys por uma versão mais antiga seguindo estas instruções.

Quando você enfim fizer boot no Windows 7, evite que o problema volte desativando a atualização KB2823324. Abra o menu Iniciar, digite “update” e clique em Windows Update. Clique na lista de atualizações a serem instaladas, procure a atualização que termina em KB2823324, e clique na caixa ao lado dela para desmarcá-la.

Para imprevistos como este, é importante preparar um disco de boot. Primeiro, baixe o Ubuntu. Depois, coloque um DVD vazio no seu computador, clique com o botão direito no arquivo baixado, escolha “Gravar imagem do disco”, e clique em Gravar. Agora, quando você não conseguir entrar no Windows, faça boot através deste DVD: você poderá ter acesso a seus arquivos e à internet, e será mais fácil procurar por soluções ou continuar trabalhando.

A Microsoft ainda não divulgou uma solução para o bug no Windows 7, mas manteremos vocês informados quando isso acontecer. Vale lembrar que outras versões do Windows (8, Vista, XP) não são afetadas pelo problema.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço