Breaking News

Como gerenciar vários blogs ao mesmo tempo?



É comum que quando começamos a aprender mais sobre a arte de blogar, sobre SEO, monetização de blogs e tudo mais, sentimos vontade de fazer outros blogs além do inicial. Não tem problemas quanto a isso, afinal, teoricamente, quanto mais projetos tiver, mais dinheiro vai ganhar. O grande problema é o fato de que se torna muito mais complicado cuidar de vários projetos do que só de um. Pensando justamente nisso, vou lhe passar algumas dicas de como gerenciar estes projetos da melhor forma a ponto de obter bons resultados.

TENHA UMA PLANILHA COM A LISTA

O ideal é que você tenha uma planilha com seus blogs, isso se você tiver mais de 5 projetos. É comum se esquecer de algum durante o dia, ainda mais se o mesmo não tem tanta influência a nível financeiro. Se você esta pensando que é impossível de acontecer este tipo de coisa, saiba que não é  Assim, você poderá conferir se publicou um artigo em todos os blogs, se atualizo as fan pages, se divulgou os blogs e tudo mais.

TENHA UMA ROTINA DEFINIDA


É claro que eu não tenho uma rotina a ser seguida a risca todo santo dia, porém no dia anterior eu faço uma lista das tarefas que tenho que fazer no dia seguinte. Só vou dormir após ter terminado todas as tarefas definidas. Quando temos muitos projetos (mais de 3) é importante que sejamos o mais organizado possível. Isso acontece pois nossas tarefas como blogueiros não se limitam a postar um artigo e pronto. Temos que divulgar este artigo, e para isso devemos comentar em outros projetos, trabalhar no SEO interno, editar novos layouts, usar as redes sociais, e também temos que viver. Quanto mais organizada nossa rotina for, melhor vamos aproveitar o nosso tempo.

DEFINA OS DIAS QUE VAI POSTAR

O ideal quando temos mais de um blog é decidir o dia exato os quais faremos as postagens em cada projeto. Eu posso ter 10 blogs e um deles eu posto uma vez por mês. Então, o ideal é que eu já deixe marcado o dia o qual esta postagem será feita. Outros eu publico todo dia, alguns segunda, quarta e sexta e outro uma vez por semana. Você vai ter que decidir a sua freqüência de postagem em cada projeto, analisando sempre o seu tempo disponível. Nem sempre conseguimos postar em todos os blogs, todos os dias.

CONCLUSÃO

Espero que as dicas que dei sejam úteis e possam melhorar seu desempenho enquanto um blogueiro de sucesso. Ter vários projetos é uma boa idéia quando temos consciência de tudo que estamos fazendo. Gerenciar vários blogs é dificil, mas depois de um tempo acabamos por nos acostumar e fica tudo mais natural 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço