Breaking News

Tecnologia da Hitachi contribui para o atendimento de mais de 9 milhões de pessoas pela CPFL Energia

Clientes da distribuidora de energia são beneficiados com mais rapidez na solução de atendimento e monitoramento eficaz da rede elétrica

O crescimento constante do número de consumidores e a ampliação da base de dados da CPFL Energia demandou uma solução tecnológica capaz de melhorar a agilidade e a precisão nas atualizações do mapa da rede elétrica da distribuidora e, consequentemente, o atendimento de cerca de 9,1 milhões de clientes da empresa de nove concessionárias de energia presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Com o objetivo de absorver esta demanda de novos clientes e garantir o desempenho dos sistemas de gestão de rede elétrica e de atendimento, a CPFL Energia se uniu aHitachi Data Systemsempresa subsidiária da Hitachi, para promover um sistema mais robusto e capaz de processar grandes quantidades de dados com mais rapidez, na metade do tempo que a tarefa era realizada anteriormente.

Em tempos em que a demanda por energia não para de crescer (a previsão é de aumento 2% por ano até 2020), a empresa brasileira procurou um parceiro com vocação para a Inovação Social. A Hitachi entendeu que era possível utilizar-se da tecnologia para ser bem-sucedido no seu modelo de negócio, e, com eficiência e economia de recursos, impactar na melhoria da sociedade sem causar danos ambientais.

A empresa de distribuição de energia precisava ampliar a capacidade de gerenciamento de dados de seus clientes e proporcionar mais rapidez na resolução de problemas, como falta de energia em residências, empresas, hospítais e indústrias. Sua solução através da Hitachi foi ter disponível uma plataforma de armazenamento de dados virtuais apta a processar uma grande quantidade de informação no menor tempo possível.

Tecnologia proporcionou agilidade para a operação da CPFL Energia

O resultado gerado com essa parceria foi a maior agilidade no processamento de dados ocasionando uma melhor prestação de serviço para o consumidor final e segurança para os eletricistas da empresa. O monitoramento ágil e preciso aumentou a velocidade das operações na rede elétrica operada pela CPFL Energia. Com informações mais precisas e atualizadas, os funcionários da companhia tiveram a chance de realizar reparos de maneira mais rápida e segura. A parceria Hitachi-CPFL traz, também, benefícios na redução de custos da operação já que requer menos energia, ar condicionado e espaço no data center para funcionar.

“O nosso relacionamento com a Hitachi se iniciou no fim de 2014 e a partir daí nós passamos a estreitar o relacionamento e compartilhar a demanda de tecnologia que a CPFL necessitava para automatizar e acelerar os processos de negócio, o que resultou na execução deste projeto que reduziu em 3 vezes o tempo de organização e atualização da base de dados da rede elétrica”, declara Tiago Machado, líder técnico de infraestrutura de TI da CPFL.

A Hitachi e a CPFL Energia trabalharam juntas para encontrar uma solução personalizada para atender a demanda da holding do setor de energia. Uma solução construída em colaboração, com reuniões presenciais e envolvendo as equipes técnicas das duas empresas para melhorar a performance do sistema de armazenamento de dados.

A nova plataforma de armazenamento de dados virtual garantiu que CPFL Energia identificasse e corrigisse os problemas na rede elétrica em menos tempo. O monitoramento mais rápido e preciso aumenta a velocidade de todas as operações, inclusive dos reparos que evitam problemas futuros e dos atendimentos aos chamados de emergência. “Houve um trabalho muito expressivo de colaboração, de cocriação para que pudéssemos desenvolver uma solução para que a CPFL Energia tenha condição de oferecer algo melhor para a sociedade”, comenta Ricardo Miura, gerente de vendas Hitachi Data System.

Veja mais detalhes da parceria em: https://www.youtube.com/watch?v=hPnNc-cECT8.

Sobre a Hitachi Data Systems

Subsidiária da Hitachi, a Hitachi Data Systems (HDS) tem como principal objetivo ajudar as empresas na modernização do armazenamento e gestão de dados. Em parcerias por todo o mundo, trabalha para reduzir os custos contínuos dos ambientes tradicionais e para explorar e rentabilizar dados que, frequentemente, estão perdidos e/ou esquecidos.

A transformação digital colocou os dados no centro da estratégia de negócios e transformou a Tecnologia de Informação no elemento principal do sucesso corporativo, mas também criou novas pressões por mudanças em processos, sistemas e conjuntos de habilidades. Por isso, a HDS investe intensivamente em inovação, com o foco em sistemas de armazenamento ágeis, confiáveis e efetivos em relação ao custo.

Sobre a Hitachi South America Ltda.

A Hitachi South America Ltda., localizada em São Paulo, Brasil, é uma subsidiária da Hitachi, Ltd., sede regional para a América do Sul do Grupo Hitachi. Fundada aqui em 1940, a empresa vem desenvolvendo negócios no mercado brasileiro nos últimos 75 anos.

Alinhada com a liderança global do Grupo Hitachi em Negócios de Inovação Social, a Hitachi South America proporciona uma experiência global e conhecimento local para compreender os desafios específicos dos negócios na região através da criação de oportunidades para a Inovação Social que podem ser aplicados a outras regiões do mundo. Entre essas oportunidades, são oferecidas soluções para as áreas de Saúde, Informação e Telecomunicação, Rádio, Tecnologia para Broadcasting, Infraestrutura Social e Industrial.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.​

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.


Fonte: FirstCom Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço