Breaking News

Inteligência Artificial traz competitividade para os negócios

*Por Antônio Carlos Guimarães

Sabe aquelas propagandas na lateral de um site que são relacionadas às suas preferências e oferecem aquilo que você está precisando comprar? Ou o recurso de autocompletar uma palavra no celular? Ou ainda, os chatbots que automatizam o SAC e as vendas de produtos e/ou serviços? Pois é, isso e muito mais é pura Inteligência Artificial (IA) e está presente em todo o lugar contribuindo com o desenvolvimento da sociedade. Essa tecnologia é programada para sentir, entender e aprender - ela absorve padrões de comportamento com uma massa gigantesca de dados e traz um desempenho positivo para os negócios desde a otimização de processos até a redução de custos.

Já imaginou a quantidade de trabalhos e retrabalhos que são realizados diariamente e que poderiam ser simplificados pelo uso da Inteligência Artificial? A consultoria americana McKinsey calculou que 60% das funções, no mercado de trabalho, poderiam ter pelo menos um terço de suas atividades automatizadas. E mais, a consultoria aponta que até 2055 metade das atividades realizadas por humanos serão automatizadas. Isso mostra que a tecnologia vai contribuir para que as tarefas mais operacionais e menos estratégicas não sejam designadas para as pessoas.  

Existem no mercado diferentes tipos de aplicações de Inteligência Artificial que trazem agilidade, flexibilidade e redução de custos. Sendo assim, é possível desenvolver, criar e implantar soluções com rapidez. Dessa forma, sua empresa pode oferecer resultados tangíveis para seus clientes, parceiros e funcionários. Considerando esse cenário e seus benefícios, afirmo que é preciso considerar na estratégia e planejamento corporativo utilizar a IA.

O aprendizado da máquina de IA será mais eficaz de acordo com a quantidade de informações coletadas e armazenadas. A Inteligência Artificial correlacionará as ações, analisará o ambiente e fará o diagnóstico mais preciso possível. Nesse sentindo, ela proporciona vantagem produtiva e competitiva para seu negócio, seja pela maior velocidade de execução, por proporcionar menos riscos ou, ainda, por reduzir custos. Os benefícios são diversos e levam sua empresa, por conta dos resultados positivos, para um patamar mais elevado. E por isso, reforço que o investimento nessa tecnologia é primordial.

Existem pontos que ainda precisam ser aprimorados: questões éticas e regulamentação. Vale a reflexão: quais decisões uma aplicação de IA é capaz de tomar sozinha ou quando precisará consultar um ser humano? Isso pode variar muito de empresa para empresa e tipo de segmento de mercado em que ela atua. Um exemplo simples disso seria em um atendimento de SAC com chatbots em que o cliente já utilizou todas as opções oferecidas pela tecnologia, mas o problema ainda não foi solucionado. Nesse caso o consumidor precisa de um atendimento humano para ajudá-lo. A máquina oferece um pacote de soluções, mas é preciso mais do que isso. É necessário analisar o cenário e definir quando é preciso ter um humano para ajudar o cliente.

O potencial mundial dessa tecnologia cresce de maneira exponencial e atualmente no Brasil, os maiores utilizadores dela são e-commerces e empresas que oferecem produtos e/ou serviços de experiência e entretenimento, como streaming e música. Entretanto, as aplicações são as mais diversas: varejo, logística, telecomunicações, saúde, educação e finanças. Gosto de enfatizar que a Inteligência Artificial capta informações e trabalha em nível de cooperação com as pessoas para reduzir desperdícios e otimizar tempo, recursos e custo. Toda essa tecnologia é centrada no ser humano, feita para complementar e facilitar a vida das pessoas, tirando as tarefas repetitivas. As empresas que a utilizam e contribuem com as experiências diárias das pessoas fidelizam clientes e parceiros, pois aumentam a satisfação com o que é oferecido. Estamos no início de retomada econômica no país, o que gera novas oportunidades de buscar um diferencial competitivo no mercado, conquistar novos clientes e parceiros e isso é possível com a IA. 

A Inteligência Artificial realmente veio para complementar e aprimorar as atividades que realizamos. Ela contribui de maneira significativa para o crescimento dos negócios como citei anteriormente e o momento de investir nessa tecnologia é agora, pois vivemos em um ambiente competitivo e com margens apertadas. Se sua empresa já começou a utilizá-la, fique atento as novidades que o mercado apresenta para estar à frente dos concorrentes, conseguir melhores resultados e elevar a eficiência operacional dos seus negócios. Usufrua das possibilidades que podem beneficiar sua empresa.

Fonte: Rebeca Rodrigues

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço