Breaking News

Indústria 4.0: Uma Realidade que Já Pode Ser Aplicada no Brasil


Uso da tecnologia pode garantir a competitividade, com redução de custos, aumento de eficiência e ganhos em customização.

Fispal Tecnologia, a principal feira voltada à tecnologia para indústria de alimentos e bebidas da América Latina, terá espaço exclusivo da Indústria 4.0, com a simulação da primeira linha de produção do segmento de Alimentos e Bebidas

A “Indústria 4.0” já está pronta para ser utilizada no Brasil. Também conhecida como a quarta Revolução Industrial ou Manufatura Avançada, baseada em informação e conectividade, utiliza conceitos como a “Internet das Coisas” (do inglês IoT, Internet of Things), Big Data, digitalização e virtualização, resultando na modernização do processo produtivo, com a detecção e eliminação de falhas, com a diminuição de perdas, através de equipamentos totalmente automatizados que “conversam” entre si. Segundo estudos publicados pela consultoria McKinsey, na Indústria 4.0 a redução de custos em manutenção varia entre 10 a 40%; o consumo de energia pode cair entre 10 a 20%; e o aumento de eficiência é de 10 a 25%. Além de todos esses ganhos, a introdução dessas tecnologias pode criar produtos exclusivos e personalizados em escala sem precedentes, atingindo um alto nível de customização com os mesmos investimentos utilizados na produção em massa.

Para o consultor de Indústria 4.0, Paulo Roberto dos Santos, as empresas brasileiras devem estar cientes que sua aplicação pode trazer grandes benefícios. “A introdução dessas tecnologias, que já estão à disposição do mercado, será um grande atrativo para a indústria nacional, principalmente em relação à customização, já que é muito mais fácil atingir esse nível de personalização na produção local. Investir no desenvolvimento tecnológico pode tornar uma empresa mais competitiva”, afirma.

Paulo Roberto comenta, ainda, que a principal dificuldade para a introdução da Indústria 4.0 no Brasil é a falta de conhecimento sobre o tema. “Os gestores ainda não entendem os conceitos e não conseguem mensurar quais os impactos e benefícios para a sua implantação”.

Indústria 4.0 no Segmento de Alimentos e Bebidas

Em se tratando da Indústria 4.0 para a indústria de Alimentos e Bebidas, a Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, realizada pela Informa Exhibitions, entre os dias 27 e 30 de junho de 2017, das 13h às 20h, no São Paulo Expo, exibirá, pela primeira vez no Brasil, um demonstrador da Indústria 4.0 para o setor. Realizado em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, MCK Automação e Zorfa Tec Consultoria, o demonstrador  promoverá uma inédita experiência para o visitante: acompanhar uma futurística linha de produção, que entregará um produto customizado.
“Os visitantes da Fispal Tecnologia terão a oportunidade de acompanhar de perto uma fábrica totalmente automatizada, que entregará um produto exclusivo, conforme sua preferência. É uma antecipação do futuro da indústria mundial, que está cada vez mais atenta às necessidades de seus clientes”, explica Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia.
O espaço também proporcionará uma viagem no tempo, desde a primeira Revolução Industrial, até o futuro da indústria, com a Manufatura Avançada (Indústria 4.0). Os visitantes também contarão com uma consultoria exclusiva dos profissionais do Instituto Mauá de Tecnologia, onde será possível interagir com sistemas para entender em que momento está a indústria de cada visitante (2.0 ou 3.0), bem como identificar quais são os passos para chegar à Indústria 4.0.
O pioneiro demonstrador de Manufatura Avançada para a Indústria de Alimentos e Bebidas tem como patrocinadores na categoria Diamante as empresas ABB, OMRON, Perfor e Schneider Eletric; na categoria Ouro Alphaquip, Furnax, Phoenix Contact, Rockwell Automation, Siemens, Thermo Fisher e TOTVS; na categoria Prata a empresa Multivac e na categoria Bronze Beckhoff, Bonfiglioli, Burkert, Cobra Correntes, Dohler e Sick.
O maior encontro do setor das indústrias de A&B da América Latina contará com a participação de mais de 440 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística.
Mais informações em www.fispaltecnologia.com.br. O credenciamento para os visitantes já está disponível, através de cadastro no site da feira.

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, ExpoMafe, Plástico Brasil, High Design Expo, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais.

Fonte: SD&PRESS Consultoria

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço