Botão de foguete no Facebook gera dúvidas em usuários; saiba o que ele traz
O Facebook passou a mostrar um novo ícone de foguete no aplicativo para smartphones, mas apenas para um grupo restrito de usuários. O botão já apareceu no app para celulares Android e iPhone (iOS), sempre ao lado do ícone do News Feed. Ele dá acesso a um feed de notícias alternativo, em que são exibidas publicações de páginas e pessoas desconhecidas. Apesar de ainda estar em fase de testes, a função já foi revelada para pessoas que não participam do programa beta.
O recurso é parecido com a lupa do Instagram, que mostra posts de acordo com os interesses do usuário. Ele também pode ser comparado ao Moments, do Twitter, cujo objetivo é descobrir os assuntos que estão sendo muito comentados no momento.
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Os conteúdos mostrados na nova aba aparentemente não são aleatórios. Eles vêm de páginas semelhantes às que você curtiu, além de publicações populares entre seus amigos. A ferramenta também parece usar a localização para exibir posts, artigos, fotos e vídeos que estão repercutindo nas proximidades do usuário.
Essas características fazem com que a novidade tenha um grande potencial de aplicações. O feed do foguete pode fazer com que as pessoas passem a interagir mais com outras que estão fora de suas “bolhas”, além de encontrarem tópicos relevantes. Na outra ponta, as empresas poderão usar o espaço para impactar ainda mais usuários com conteúdo patrocinado.
Até o momento, os relatos afirmam que o foguete some e volta a aparecer com frequência. O botão surge, inclusive, em lugares diferentes da tela. O comportamento foi notado por usuários de diversos países, o que significa que o Facebook está realizando testes em nível global.
Segundo o site TechCrunch, um porta-voz da empresa confirmou o fato dizendo o seguinte: “Estamos testando um feed complementar de artigos, vídeos e fotos populares, personalizados para cada pessoa com base no conteúdo que possa ser interessante para elas. Nós ouvimos das pessoas que elas querem um jeito fácil de explorar novos conteúdos com os quais ainda não estiveram conectadas.”
Fonte: TechCrunch e Mashable
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