Breaking News

Estudantes podem se inscrever em Prêmio de Arquitetura e Design até o fim deste mês

Prêmios vão desde viagem para o RS a possibilidade de assinar móvel. Banca de jurados é composta por grandes nomes da Arquitetura como Paulo Niemeyer (neto de Oscar Niemeyer), Paulo Chaves e Aurélio Meira
Estão abertas de 17 a 30 de abril as inscrições no 1º Prêmio de Arquitetura e Design Janela Urbana Belém. Mais de 4.000 estudantes de faculdades públicas e privadas da região metropolitana de Belém devem se inscrever no concurso, que tem como tema “Criatividade Profissional a Serviço da Suíte dos Sonhos”. Segundo o designer paraense Fábio Seixas, organizador do prêmio, podem participar estudantes universitários que estejam regularmente matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, do primeiro ao último semestre. “O prêmio surge como um estímulo ao trabalho criativo dos estudantes. Por isso, não há restrições de idade nem de semestre. Basta se inscrever e mostrar seu talento”, diz.
Cada candidato deverá desenvolver um projeto de interiores para uma suíte, agregando, assim, valor ao espaço arquitetônico. A suíte deve ter closet e sacada, para um casal com o programa de necessidades livre (clássico, moderno, contemporâneo, conceitual, etc). A planta em DWG está disponível para download na página do concurso www.janelaurbana.com.br/concurso. Dentro desse ambiente projetado deverá ter, ainda, obrigatoriamente, um móvel autoral desenhado pelo próprio estudante (banco, mesa lateral ou de centro). O segundo colocado ganhará como prêmio esse móvel, que será executado pela Wood Design, empresa especializada em desenvolvimento e execução de projetos em marcenaria de alto padrão com madeiras certificadas. O móvel ainda entrará para a linha de produção da Wood Design. Na opinião do estudante de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (FAU-UFPA) Ewerton Gomes, o prêmio é uma possibilidade de ter contato com a realidade do mercado. "A iniciativa é muito boa, pois ela possibilita que nós, estudantes, pratiquemos tudo que aprendemos na faculdade", avalia. 

Serão premiados os 25 melhores projetos, incluindo 1º, 2º, 3º, 4º lugar e Melhor Projeto na Escolha do Público. O 1º lugar ganha uma viagem de três dias para a Serra Gaúcha para conhecer o parque fabril da indústria Bontempo Móveis Planejados; 2º lugar o móvel assinado por si próprio, que será executado pela Wood Design e entrará na linha de produção da loja; 3º lugar uma poltrona assinada por um designer famoso; 4º lugar uma luminária assinada por um designer. Já o estudante que levar o título de “Melhor Projeto na Escolha do Público” ganhará troféu e um equipamento de som.
Além disso, todos os 25 primeiros colocados  ganharão visita à indústria da loja Marmobraz para aprender tudo sobre mármores e granitos, palestra na Light Design+Expolux com o light designer Rodrigo Monte, palestra sobre revestimentos de parede e tecidos na loja Orlean Belém com o supervisor nacional da marca e visita ao showroom das lojas Bontempo e Casa&Cia, em Belém, onde aprenderão tudo sobre móveis planejados e residenciais.

Jurados renomados
A equipe julgadora do certame contará com grandes nomes da Arquitetura e do Design, como o arquiteto e secretário de Cultura do Estado Paulo Chaves, o arquiteto e urbanista Aurélio Meira, o arquiteto Paulo Niemeyer (bisneto de Oscar Niemeyer e presidente do Instituto Niemeyer), a arquiteta Larissa Chady, e o designer Fábio Seixas. A comissão também será composta por coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores de instituições de ensino superior da região metropolitana de Belém, entre outras instituições como o Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento Pará (IAB-Pa).

Inscrições
As inscrições estão abertas de 17 a 30 de abril de 2017 na página do prêmio: www.janelaurbana.com.br/portal/concurso. Basta seguir o passo a passo (baixar o Edital, baixar a Planta Baixa e se inscrever no campo de inscrição). Os envios dos trabalhos poderão ser feitos entre 01 de maio e 01 de julho de 2017. O período de análise dos trabalhos pela comissão julgadora para escolher os 24 estudantes e período de votação na página do prêmio para escolha do “Melhor Projeto na Escolha do Público” serão de 04 de julho a 04 de agosto. O resultado divulgando os 24 escolhidos pelos jurados e o estudante escolhido pelo público na página será dia 07 de agosto de 2017. Por fim, a festa de premiação dos 25 estudantes, com anúncio do 1º, 2º, 3º e 4º colocado e o “Melhor Projeto na Escolha do Público” será em agosto, sem previsão de data ainda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 98198-3032.

Fonte: Luiz Cláudio Fernandes - Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço