Breaking News

Hackers sacam dinheiro de caixa eletrônico sem usar vírus; entenda ataque

Um caixa eletrônico vazio: sem sinal de dinheiro, nem vírus, com ausência também de vestígios de intervenção física bruta (como a quebra do gabinete ou até mesmo as já tradicionais explosões que obrigaram bancos a usar uma tinta especial para manchar as notas). O mistério sobre como as notas desapareceram torna o roubo um sucesso e também uma dor de cabeça para especialistas em segurança. 
Segundo a Kaspersky Lab, foram necessárias cinco semanas de trabalho em laboratório com engenharia reversa para entender as ferramentas usadas pelos criminosos e reproduzir o ataque que resultou na descoberta de uma violação de segurança em caixas eletrônicos usados pela instituição bancária — que pediu sigilo de alguns detalhes, como os fabricantes das máquinas de autoatendimento (ATM) ou o nome do banco que sofreu o roubo.
Durante o Security Analyst Summit (SAS), evento que acontece nos dias 3 e 4 de abril, na Ilha de São Martinho (Caribe), especialistas da Kaspersky aprofundaram os resultados da análise e mostraram que os criminosos se conectam com computadores das empresas bancárias para acionar funções dos caixas remotamente. A conexão com a máquina é feita via hardware — ao todo, o valor de um kit com uma pequena placa matriz, um teclado sem fio com um dongle USB/Bluetooth e uma bateria custa menos que US$ 15.
Para tudo dar certo, é necessário fazer um furo simples e pequeno suficiente para introduzir o acessório dentro do gabinete, sem causar muitos danos aparentes ou ativar alertas de violação comuns em golpes mais tradicionais que usam malwares. Para disfarçar a intervenção, criminosos podem cobrir os buracos com adesivos ou mesmo deixar fios expostos, já que muitas das máquinas são antigas e estão em uso desde 1990.
Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.
Os caixas eletrônicos têm sido alvo de todos os tipos de golpes. Desprotegidos à noite, viram presa fácil de quem domina intervenções de hardware. Tal crime foi visto apenas duas vezes: uma no Cazaquistão e outra na Rússia.
Como funciona?
O acesso remoto é feito a partir de um teclado de notebook ou via Bluetooth, e executado com ajuda da placa dentro do caixa eletrônico. O pacote sem cabos e conexões externas permite aos invasores digitar uma lista de comandos que começa com a coleta de informações sobre o número de notas disponíveis para o saque. Com esse dado em mãos, o golpe ainda permite aos criminosos sacar o dinheiro a qualquer momento desde que o kit não seja descoberto e desfeito pelo banco alvo.
“Você pode fazer qualquer coisa com um computador, um cabo [ou Bluetooth] e um buraco no gabinete do caixa eletrônico. O caixa eletrônico vai aceitar todos os comandos e dispensar dinheiro de forma simples, usando apenas um microcomputador”, explica o analista de segurança Sergey Golovanov. Neste caso, a solução é desfazer a gambiarra do ladrão, já que não é possível, via software, bloquear as ordens enviadas pelo computador do invasor.
Golovalov e o também pesquisador Igor Soumenkov mostraram em um vídeo como é rápido liberar as notas após a instalação do kit e executando os comandos necessários. A rapidez do processo deixou os participantes do evento alarmados. Foi mais veloz que uma operação tradicional feita por um cliente comum.
A lição é de que, ainda que a proteção via software seja mais complexa, fica evidente a necessidade de uma segurança maior para os caixas eletrônicos a fim de evitar intervenções físicas que dispensam vírus. A prisão desse tipo de cibercriminoso que trabalha com hardware, sem rastreio da ação — já que não há transação bancária online — só ocorre com acompanhamento das câmeras de vigilância local e trabalho policial. 
A jornalista viajou a convite da Kaspersky
Fonte: Tectudo

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço