Breaking News

Semana dos Povos Indígenas da Ufopa terá roda de conversa, minicursos e oficinas


Evento será de 10 a 13 de abril na unidade Rondon. Programação é aberta ao público.

om o tema “Povos Indígenas, Territórios e Biomas: Berços de Vida, Lutas e Esperança" a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza entre os dias 10 e 13 de abril a Semana dos Povos Indígenas em Santarém, no oeste do estado. A programação é aberta ao público e ocorrerá na unidade Rondon, com rodas de conversas, debates, minicursos e oficinas.

O objetivo do evento é promover a discussão sobre a diversidade cultural, a realidade, reivindicações e questões dos povos indígenas da região, além de proporcionar a troca o contato mais próximo entre os estudantes da universidade.

Durante as atividades desenvolvidas no vento, diversos temas serão debatidos, como as demarcações dos territórios indígenas; a realidade das mulheres indígenas nas universidades; a cosmologia dos povos indígenas do Baixo Tapajós; e a evasão dos estudantes indígenas da Ufopa.

No dia 10, dando início as atividades às 8h, será feito um ritual. Em seguida, haverá a mesa de abertura, com a participação de representantes do Diretório Acadêmico Indígena (Dain), Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF). Na sequência duas mesas redondas debaterão temas centrais do evento.

O segundo dia terá mesas redondas, oficinas de grafismos indígenas e seus significados, mini cursos “Biomas e povos indígenas: Uma reflexão com Ninawa Kui” e “Pensamento Decolonial: Introdução (Estevão Fernandes)”.

De acordo com a programação, haverá mesas redondas, oficina de pintura em tela e mini curso sobre gêneros e sexualidade em povos indígenas. O quarto e último dia também terá mesas redondas e o encerramento do mini curso sobre gêneros.

Serviço:

O quê? Semana dos Povos Indígenas da Ufopa
Quando? De 10 a 13 de abril
Onde? Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará
Hora? Abertura às 8h.


Fonte: SANTARÉM, UFOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço