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Adobe e Os Simpsons colocam Homer ao vivo em episódio histórico


Nova ferramenta da Adobe, Adobe Character Animator, permitiu a participação do personagem ao vivo nas televisões

Em 1997, no episódio "The Itchy & Scratchy & Poochie Show" de Os Simpsons, Homer Simpson viu o mundo da animação de pertinho, no episódio em ele se torna o talento vocal por trás do cachorro animado Poochie. Quando Homer pergunta se o episódio estava sendo exibido ao vivo, a voz de um ator veterano o responde de forma seca, "Pouquíssimos desenhos animados são exibidos ao vivo. É uma pressão terrível sobre os animadores".

Pode ser surpreendente para os telespectadores de longa data de Os Simpson, mas Homer realmente teve uma ideia incrível!

Agora, quase 20 anos depois, sua pergunta profética se tornou realidade com a equipe de Os Simpsons usando o Adobe Character Animator e exibindo um segmento ao vivo do programa pela primeira vez em 15 de maio de 2016. A configuração: Homer, com a ajuda de seu dublador, Dan Castellaneta, improvisou um segmento ao vivo - de três minutos -, compartilhando sua visão com relação aos últimos acontecimentos e respondendo diretamente perguntas enviadas pelos fãs.

O episódio, inteligentemente intitulado "Simprovised", foi uma grande inovação para Os Simpsons, para os milhares de fãs da série e para a animação televisiva ao vivo.

Como eles tornaram isso possível?

Acredite ou não, o processo é relativamente simples, com as ferramentas certas. Castellaneta realizou a performance ao vivo e o Adobe Character Animator (um recurso relativamente novo no After Effects CC, parte da Creative Cloud) fez a magia acontecer por meio da sincronia labial realista e animações acionadas por teclado. As equipes talentosas da Fox e de Os Simpsons tiveram acesso antecipado à próxima versão do Character Animator, que será lançado em breve.

"Os Simpsons sempre extrapolaram os limites do que está por vir e do que é possível no mundo do entretenimento", diz Van Bedient, gerente de Desenvolvimento Estratégico Sênior da Adobe. "Eles não têm medo de assumir riscos. Quando eles resolveram colocar um segmento ao vivo no programa amplamente popular, não poderíamos ter imaginado uma oportunidade melhor para mostrar o que está por vir em termos de tecnologia."

O Adobe Character Animator literalmente permite que os designers tragam personagens 2D à vida. Um animador profissional ou qualquer designer pode criar um personagem em camadas no Photoshop CC ou no Illustrator CC, trazê-los para uma cena no Character Animator e então realizar a atuação dos movimentos do personagem na frente de uma webcam. Até mesmo expressões faciais sutis aparecem instantaneamente, junto com o diálogo gravado e outras ações desencadeadas por algumas teclas simples. Tudo isso se combina para criar animações que têm elementos do mundo real, em tempo real, conforme os personagens ou as pessoas interagem diretamente com seus personagens favoritos. Sorria e seu personagem sorrirá de volta para você.

"As pessoas não costumam associar animação com rapidez e simplicidade", diz Bill Roberts, diretor sênior de gerenciamento de produtos da DVA para a Adobe. "A animação tradicional leva muito tempo para ser feita. Não é fácil para transmitir emoção e ação e, se você projetar muito rápido, há o risco de perder todos aqueles grandes momentos ‘in-between’.  Character Animator é uma grande virada neste jogo."

O Character Animator nasceu numa conversa de almoço e cresceu em sessões de brainstorming entre os engenheiros do After Effects e os pesquisadores da Adobe. Os engenheiros notaram que os usuários do After Effects estavam ultrapassando as barreiras à mão de aparelhamento de animações; os pesquisadores tinham inventado ferramentas para tornar o processo mais rápido e fácil. Sua visão para o produto decolou quando eles chegaram ao conceito de fazer com que o Photoshop e o Illustrator interagissem com obras de arte.

"Nós sempre somos inspirados pelo trabalho de nossos clientes, que inclui alguns dos personagens mais amados do mundo", diz David Simons, co-criador do After Effects. "Percebemos que havia uma oportunidade para criar um produto específico para animações manipuladas."

A equipe decidiu tornar a criação de animação tão fácil quanto atuar, ou quanto tocar um instrumento musical, mas não poderia prever como os clientes usariam o Character Animator em animações ao vivo. "Criamos uma interface ao vivo para que os animadores pudessem obter um feedback imediato de seu desempenho, mas à medida que mais pessoas começaram a nos perguntar sobre transmissões ao vivo, sabíamos que tínhamos algo especial. Eu sou fã de Os Simpsons desde o início da década de 1990, por isso, quando eles entraram em contato conosco, nós ficamos muito animados com a oportunidade de trabalhar com eles em sua primeira transmissão ao vivo", diz Simons.

"O Adobe Character Animator é o primeiro produto com o qual eu já trabalhei que faz todos – desde CEOs até crianças - sorrirem quando o veem. É fácil e divertido fazer desenhos animados se tornarem reais. Os profissionais criativos têm agora mais possibilidades do que nunca de transformar a forma como seu público vê e reage aos seus personagens", diz Roberts.

Sobre a Adobe Systems Incorporated

A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br/

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