Breaking News

Meu computador não liga mais! E agora?


Seu micro não liga de nenhum jeito? O que será que pode ter acontecido? Será que consigo resolver?

Com certeza é desesperador, e ao mesmo tempo algo triste, quando você liga
 o seu computador, e ele "nem dá sinal de vida". O que fazer? Chamo o técnico agora?

Elaborei abaixo uma lista dos primeiros socorros: tentativas que você pode fazer caso o seu computador não ligue. E se, de tudo não der certo, acione o serviço técnico.


Nota: Em várias partes do texto, a palavra gabinete é usada para descrever o que muitos chamam de "CPU". Na verdade, "CPU" se refere ao processador do computador, e não ao componente onde se liga ou se encaixa os cabos, o nome dele é gabinete.

Atenção: Não transforme seu computador numa máquina de teste. 
Não realize procedimentos mencionados se você nunca os executou ou não tem experiência. Não nos responsabilizamos por seus atos!

Escolha uma opção, e navegue até ela:

Quando aciono o botão de liga/desliga...
1. O computador não acende nenhuma luz na frente do gabinete.
2. A luz do gabinete acende, mas em seguida apaga.
3. A luz do gabinete acende, mas ele não apita.
4. A luz do gabinete acende, e ele começa a apitar sem parar.


Primeiros socorros:

1. Quando eu aciono o botão de liga/desliga do gabinete, nenhuma luz acende.

Esse problema pode acontecer por falta de energia no computador, na própria tomada, na rede elétrica, ou a fonte de alimentação do computador. Ou ainda por outros motivos.

Verificações:
Quando você liga o computador, a ventoinha (pequeno ventilador localizado perto da entrada de energia) gira? 
Já experimentou usar outro cabo pra ligar o computador na energia?
Teste outro equipamento na mesma tomada e veja se ele funciona corretamente (tente um aspirador, pois ele tem uma potência parecida). Se ele funcionar mais lentamente, pode ser a rede elétrica com problemas.
Na maioria das fontes (entrada da tomada no gabinete) existe uma pequena chave 127/220, 115/220 ou 127/220. Ela está na voltagem correta da sua rede elétrica?

2. Quando eu ligo o computador, ele acende a luz e já apaga.

Esse problema é atribuído geralmente aos componentes mais internos: fonte 
de alimentação com problemas ou placa-mãe com defeito. Nesse caso, sugiro a você que chame um técnico.

Se você tiver conhecimento relativo na área de manutenção, então sugiro o seguinte:

Realizar o reset da BIOS. Tire a bateria, e coloque uma moeda de 10centavos (a dourada) no lugar da bateria. Isso irá servir para fechar o pólo positivo e o pólo negativo. Deixe por uns 2 minutos, coloque a bateria no lugar denovo e tente ligar.
Verifique se a fonte está em devidas condições.
Cooler do processador está girando?
Algumas placas-mãe não "bipam", elas simplesmente desligam quando o módulo de memória está mal encaixado ou com defeito.

3. A luz do gabinete acende, mas ele não dá bips. Nada é exibido no monitor.

Antes de se desesperar, verifique se a luz que indica o funcionamento do HD (disco rígido) está piscando. Se sim, bom sinal. Sinal de que, mesmo não aparecendo nada no monitor, o sistema operacional está carregando. Se ela não estiver piscando, provavelmente é algum problema na placa-mãe ou memória. Tente o passo 2.

Se a luz do HD estiver piscando, provavelmente é algum problema na placa de vídeo, ou nos circuitos de vídeo. Ou até mesmo alguns monitores não conseguem exibir a mensagem "fora de freqüencia". Drivers instalados incorretamente causam esses erros.

Tente isso:

Desligue e ligue o monitor. Verifique se os cabos estão corretamente ligados.
Experimente ligar o computador no modo de segurança (tecle F8 repetidamente durante o inicio do computador, na "tela preta"). Depois acesse o Gerenciador de Dispositivos (Meu computador > Clique com o botão direito > Propriedades > aba Hardware > botão Gerenciador de Dispositivos. Localize o item Adaptadores de vídeo, clique com o botão direito sobe ele, vá em Desinstalar. Se houver a opção "Excluir o driver", marque-a e clique em Ok.) Depois tente reiniciar.
4. Ao ligar o computador, as luzes do gabinete acendem, mas ele parece uma ambulância! Apita sem parar!

Geralmente esses apitos descontrolados ocorrem na maior parte e em maior freqüencia, por erros de memória. Sugiro a você trocar o slot de memória de lugar, realizar uma limpeza nos slots de memória, e se o problema persistir tentar trocar o pente de memória para um teste.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço