Breaking News

Alcoa recicla água nas operações em Juruti

Na unidade da Alcoa em Juruti, no oeste do Pará, aproximadamente 85% da água usada no beneficiamento da bauxita é reaproveitada. Durante o período chuvoso, o percentual de recuperação chega a 90%. A busca pela excelência nos processos resultou, além da economia de água, na redução do tempo de operação de equipamentos e economia de energia elétrica.

Menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Evitar o desperdício é uma ação cada vez mais urgente e necessária para a preservação deste bem essencial. Na unidade da Alcoa em Juruti, essa consciência se concretiza em ações.

“O consumo de água recuperada em nossas operações chegou a 90% no período das chuvas, considerado auge dos ganhos na reciclagem de água no processo”, comemora Ever Dias, supervisor da Planta de Beneficiamento da Alcoa Juruti. “Reduzimos o tempo de operação dos equipamentos de captação de água, o consumo de energia elétrica e, por sua vez, a emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa gerados na queima de combustível fóssil, e também os custos relativos ao processo, refletindo em ganhos financeiros e ambientais”, completou o engenheiro.

Ainda segundo a Unicef, somente 43% da população tem acesso à água própria para o consumo. A irrigação consome 73% desta água; a indústria, 21% e o uso doméstico é responsável por 6% do montante. “Certamente, o projeto de otimização do uso da água em Juruti representa um pequeno passo de avanço nos indicadores de consumo no setor da indústria brasileira, mas, para a Amazônia e o valor de todos os recursos naturais da região, tem um significado que vai além de números, demonstrando como a Alcoa se relaciona com total respeito e comprometimento com o meio ambiente e as comunidades locais”, declara Affonso Bizon, diretor da Alcoa Juruti.

Depois da lavagem do minério, a água com argila é direcionada para um reservatório protegido, onde passa por processo de decantação, que separa a argila. Ali, o próprio peso da argila faz com que a separação ocorra naturalmente e exponha na superfície a água que posteriormente volta para o processo, garantindo a reciclagem.

As melhorias foram garantidas com a instalação de uma válvula de controle de vazão, diminuindo assim a captação de água do lago Grande Juruti, localizado próximo à unidade da Alcoa, na região de Juruti Velho. Além disso, um sistema de canaletas no Beneficiamento da Alcoa Juruti permite que a água das chuvas seja drenada para o mesmo reservatório para integrar o processo de recuperação de recursos hídricos ao processo produtivo.

Reconhecimento – Este trabalho da Alcoa foi premiado na categoria recursos hídricos, na 16ª edição do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, realizado anualmente pela revista Minérios & Minerales. A premiação destacou projetos voltados para o uso consciente da água na indústria minero-metalúrgica e o caso de Juruti foi apresentado como referência para outras operações no país.

As ações desenvolvidas no município de Juruti consolidam a Alcoa como uma das empresas com melhores práticas na Amazônia, referência na busca pela excelência técnica em beneficiamento de bauxita, aliada ao uso consciente de recursos naturais.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço