Nasa abre concurso de poemas online para serem enviados a Marte
Concepção artística mostra a nave espacial Maven viajando em direção a Marte
Público pode participar até 1º de julho; serão eleitos 3 melhores trabalhos. Material integrará DVD que viajará a bordo de nave espacial em novembro.
A agência espacial americana (Nasa) abriu nesta semana um concurso de poemas online que devem ser enviados a Marte. Os participantes têm até o dia 1º de julho para inscrever seus nomes e haicais – composição japonesa de três linhas, com cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente. Para criar um login, é preciso ter mais de 18 anos ou pedir ajuda para um responsável.
Os três melhores trabalhos, eleitos em votação do público a partir de 15 de julho, vão integrar um DVD que viajará a bordo da sonda espacial não tripulada Maven, em novembro. O objetivo da missão é estudar a atmosfera superior do planeta vermelho.
A campanha "Going to Mars" (Indo para Marte, em inglês) é coordenada pelo Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, em Boulder.
Segundo Stephanie Renfrow, que comanda o programa Maven na universidade, a ação possibilita que pessoas do mundo inteiro se conectem com o espaço, a exploração espacial e a ciência em geral, além de compartilhar o entusiasmo que os cientistas sentem com a missão.
Para Bruce Jakosky, principal pesquisador da missão na Universidade do Colorado, a campanha é uma grande oportunidade para alcançar a próxima geração de exploradores e estimulá-los nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A nave Maven será a primeira a explorar e compreender a atmosfera superior de Marte. A sonda pretende investigar como a perda de atmosfera em direção ao espaço determinou a trajetória da água na superfície do planeta.
A missão conta, ainda, com o envolvimento do Centro Espacial Goddard, do Laboratório de Propulsão a Jato e da Rede de Espaço Profundo da Nasa; da fabricante de produtos aeroespaciais Lockheed Martin; e da Universidade da Califórnia em Berkeley.
Fonte: G1
Nenhum comentário
Postar um comentário