Breaking News

Professores e pais denunciam falta de merenda escolar em STM


Diretora da escola Belo de Carvalho mostra dispensa vazia
A Secretaria Municipal de Educação é quem fornece os alimentos para escolas do Estado e do Município, e nega a falta da merenda.

Santarém - Algumas escolas estaduais e municipais de Santarém, oeste do Pará, estão sem merenda para os alunos. Foi o que denunciaram pais, professores e diretores dessas escolas. 

A primeira denúncia foi na escola estadual Belo de Carvalho, no bairro São José Operário. Outra denúncia sobre o mesmo problema foi na escola municipal Professora Ecila Nobre de Souza, no bairro Conquista. Todas as escolas estaduais e municipais de Santarém deveriam receber a merenda escolar fornecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Na escola Belo de Carvalho, a diretora Ana Paula Bentes, mostrou a dispensa e o freezer vazios e reclamou da falta de resposta por parte da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) e da Semed. Desde janeiro, a escola estaria sem merenda. “Os pais vem, perguntam, e a gente está informando para eles ‘infelizmente, eu não sei o que está acontecendo’”, conta.

A secretária adjunta de Educação, Marilza Serique, explicou que a falta de merenda na escola Belo de Carvalho não é culpa da Semed. “Falta essa comunicação da diretora conosco, inclusive, a diretora da 5ª URE disse que a diretora desta escola não participou da reunião do dia 14. Estava ausente. Acreditamos que tudo isso deva ter contribuído para ela não estar informada de como está ocorrendo agora esse acordo entre Estado e Município”, disse.

“Eu não fui comunicada desta reunião. Assim como eu, outros diretores também não foram e não participaram”, afirma Ana Paula Bentes.

Mas a polêmica pela falta de merenda não se limita a esta escola. Maria Inês, que também é professora, tem uma filha que estuda na escola municipal Ecila Nobre, no bairro Conquista, e garante que a mesma coisa acontece por lá. “Essa semana não ia ter o programa Mais Educação porque a escola está sem merenda para fazer o almoço deles. Ela [filha] chegou dizendo aqui em casa que era para levar merenda para a escola porque lá não tem e ela está levando todo o dia”, afirmou.

Professores e a diretora da escola municipal não quiseram gravar entrevista, mas confirmaram a denúncia dos pais e disseram que a escola está sem merenda desde a última terça-feira (2). A diretora também disse que a Semed já está sabendo do problema.

Porém, a secretária adjunta garantiu que nenhuma escola está sem merenda. “No momento, não temos nenhuma escola sem merenda”, afirmou.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço